Sabadão de feriado! E para quem não quer nada além de curtir um cinema em casa no fim de semana, o Cine Set faz uma seleção de filmes para você conferir no conforto da cama/sofá/TIE Fighter (ops)/etc.

Utopia e Barbárie, de Silvio Tendler

Utopia e Barbárie, de Silvio Tendler

Curte documentários? Legal! O gênero tem passado por uma revolução de uns tempos para cá e os diretores que se sobressaem nele têm, além de um jeito peculiar de narrar a dita vida real, um talento especial para inovar ou experimentar com a linguagem do cinema.

Opa, ficou meio cabeçudo, né? Tentemos de outra forma: esse filme do Silvio Tendler explora as noções de utopia que floresceram no século XX e aproveita para fazer uma cronologia das revoluções políticas vivenciadas nele – tudo com um viés tão didático e cheio de intertítulos que parece um livro audiovisual. Tendler decididamente não é isento com relação ao tema, e isso prejudica o filme às vezes, mas o que ele não tem de imparcialidade, ele compensa com profunda pesquisa e boa edição.

Twin Peaks - Os Últimos Dias de Laura Palmer, de David Lynch

Twin Peaks – Os Últimos Dias de Laura Palmer, de David Lynch

Para quem não está acompanhando a novela da volta de Twin Peaks às telinhas, a versão resumão é: ninguém sabe se David Lynch, co-criador da série, dirigirá a temporada de retorno do seriado, e basicamente ninguém, exceto a rede de TV Showtime, quer fazer o show sem ele.

No meio desse bafafá, vale a pena revisitar a série, bem como o malfadado filme que serve como “prequel” a ela. Preso às necessidades narrativas de uma obra para cinema, Lynch nos deu uma versão de Twin Peaks que despia o universo excêntrico da série de seu humor e de seus personagens peculiares e nos deixava somente com o horror que era a vida da menina morta mais famosa da televisão americana – em suma, tão perturbador quanto a série, mas sem os momentos leves.

A Mentira, de Will Gluck

A Mentira, de Will Gluck

Alguém achou que seria uma boa ideia refazer “A Letra Escarlate”, livro de Nathaniel Hawthorne que até ganhou uma adaptação estrelada por Demi Moore na década de 90, num ambiente de high school… e a ideia era boa mesmo! Emma Stone é irresistível tentando virar o jogo da moralidade suburbana do avesso ao contar para todo mundo que tem a vida sexual mais louca da escola, sendo que a história é exatamente a oposta.

Cheio de coadjuvantes de luxo (Lisa Kudrow, Stanley Tucci) e com Stone magnética no papel principal, “A Mentira” é a pedida para quem curtir um bom filme pipoca no final de semana.

Eles Voltaram, de Robin Campillo

Eles Voltaram, de Robin Campillo

Outro que tem a ver com série. Sabe aquela série francesa “Les Revenants” que deu o que falar uns anos atrás e está com uma nova temporada prevista para esse ano? Pois é, ela é adaptação desse modesto filme de 2004 (também francês), em que uma cidade tem de lidar com o “saramaguesco” retorno de seus mortos – pense em “Incidente em Antares”, baseado na obra de Érico Veríssimo, sem o humor e com uma fotografia decididamente new age.

Como o bom cinema francês, ele está mais preocupado em sugerir e implicar do que exatamente explicar alguma coisa, mas o bom desenvolvimento da trama faz o filme funcionar e o sucesso moderado dele nas bilheterias acabou levando à criação da série. Vale a pena para quem não teme reflexões profundas durante seu descanso merecido.

Ataque ao Prédio, de Joe Cornish

Ataque ao Prédio, de Joe Cornish

Para quem curte o lado nerd/sci-fi da Força… VOCÊ ESTÁ TENDO UMA BOA SEMANA EIN! Bom, nada melhor pra fechar do que essa ficção científica inglesa que parte de uma premissa bem simples e se torna um competentíssimo exemplar do gênero pelo talento de todos os envolvidos.

O filme conta a história de uma gangue de desordeiros que se vê às voltas com um ataque alienígena no bloco habitacional onde mora. John Boyega se revela como o anti-herói Moses em sua estreia no cinema e seu desempenho em produções posteriores acabou conseguindo-o um papel no novo Star Wars. Alhures, “Ataque” capricha desde o visual dos monstros (que achou uma solução criativa para driblar as limitações orçamentárias) até os usos de atmosfera e plano de câmera… sem esquecer de ser cheio de ação e divertido para caralho! #dik