wolf-of-wall-street

MELHOR ATOR PELO CINE SET
  1. Leonardo DiCaprio, por O Lobo de Wall Street – 122 pontos
  2. Matthew McConaughey, por Clube de Compras Dallas e Interestelar – 95 pontos
  3. Joaquin Phoenix, por Ela e Era Uma Vez em Nova York – 62 pontos
  4. Jake Gyllenhall, por O Homem Duplicado e O Abutre – 58 pontos
  5. Chiwetel Ejiofor, por 12 Anos de Escravidão – 43 pontos

 

leonardo dicaprio melhor ator cine set 2014

Caio Pimenta
  1. Leonardo DiCaprio, por O Lobo de Wall Street
  2. Joaquin Phoenix, por Ela e Era Uma Vez em Nova York
  3. Gérard Depardieu, por Bem-Vindo a Nova York
  4. Jake Gyllenhall, por O Homem Duplicado e O Abutre
  5. Matthew McConaughey, por Clube de Compras Dallas e Interestelar
  6. Guillaume Gallienne, por Eu, Mamãe e os Meninos
  7. Robert Redford, por Até o Fim
  8. Chiwetel Ejiofor, por 12 Anos de Escravidão
  9. Gaspard Ulliel, por Saint Laurent
  10. Phillip Seymour Hoffman, por O Homem Mais Procurado

Comentários

Com grandes atuações em filmes como “Foi Apenas um Sonho”, “Django Livre” e “Os Infiltrados”, Leonardo DiCaprio atinge o auge da carreira em um personagem insano capaz de destacar o lado cômico do astro. Joaquin Phoenix mantém a boa fase com duas produções em trabalhos sensíveis. Já o francês Gerard Depardieu está brilhante como um animal selvagem em pele de banqueiro no subestimado “Bem-Vindo a Nova York”.

Jake Gyllenhaal e Matthew McConaughey fizeram dois trabalhos que os mantêm como no nível dos melhores da atuação geração, enquanto a dupla francesa Guillaume Gallienne e Gaspard Ulliel são ousados em papéis corajosos. Robert Redford se supera ao carregar sozinho o ótimo “Até o Fim”, enquanto Chiwetel Ejiofor é a alma do vencedor do Oscar 2014.

Por fim, uma homenagem ao excelente Phillip Seymour Hoffman por mais uma grande atuação e uma carreira maravilhosa.

bruce dern nebraska

Diego Bauer
  1. Bruce Dern, por Nebraska
  2. Matthew McConaughey, por Clube de Compras Dallas
  3. Jake Gyllenhaal, por O Homem Duplicado e O Abutre
  4. Oscar Isaac, por Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum
  5. Leonardo DiCaprio, por O Lobo de Wall Street
  6. Chiwetel Ejiofor, por 12 Anos de Escravidão
  7. Tom Hiddleston, por Amantes Eternos
  8. Ben Affleck, por Garota Exemplar
  9. Philip Seymour Hoffman, por O Homem Mais Procurado
  10. Robert Redford, por Até o Fim

Comentários

Menções honrosas a Joaquin Phoenix, por Ela e Era Uma Vez Em Nova York; Michael B. Jordan, por Fruitvale Station – A Última Parada; Chris Pratt, por Guardiões da Galáxia, Ralph Fiennes, por O Grande Hotel Budapeste; João Pedro Zappa, por Boa Sorte; Jude Law, por A Recompensa.

O trabalho mais impressionante do ano é de Bruce Dern. Compondo uma figura confusa, cheia de maneirismos, o experiente ator nos emociona, nos faz rir, e faz com que sintamos enorme carinho pelo seu personagem, que é até difícil de classificar. O auge, por enquanto, de McConaughey é a força principal de um filme que ele carrega nas costas, e demonstra que é um dos maiores talentos do cinema mundial. De ator competente a um nome para ficar sempre esperando pelo próximo trabalho. Isso foi o que aconteceu com Gyllenhaal pelo seu trabalho em O Homem Duplicado e, principalmente, O Abutre, uma performance arrasadora, desconcertante, que fica muito forte em nossas cabeças.

O, então, desconhecido Oscar Isaac pode ser encarado como a revelação do ano, devido a sua atuação forte e madura em Inside Llewyn Davis. Já vi muitos atores consagrados não alcançarem o nível de Isaac nesse trabalho. Digno de elogios exagerados. Com o trabalho em O Lobo de Wall Street, DiCaprio conseguiu ir ainda mais além do que já tinha ido na carreira, e mostrou que, por incrível que pareça, o melhor da sua carreira ainda está por vir, pois disposição e talento ele já mostrou que tem de sobra.

Trazendo dignidade e força a um personagem que em mãos menos talentosas poderia ir para a pieguice, Ejiofor conduz com economia e poucas palavras um dos maiores acertos do cinema no ano. É bom ficar de olho em Tom Hiddleston. Em Amantes Eternos o ator mostrou que o Loki não foi um acerto isolado na carreira, e foi ainda bem mais além, ao mostrar segurança na condução de um personagem bem mais complexo. Bola dentro.

Seguindo os passos de McConaughey, Affleck retifica o bom momento da sua carreira ao conduzir de forma certeira este personagem dúbio. Pike é a estrela do filme, mas o seu êxito tem uma importante parcela vinda do trabalho de Affleck. É tão triste saber que não veremos mais novos filmes com Philip Seymour Hoffman. Um dos seus últimos trabalhos, O Homem Mais Procurado é mais uma demonstração de como Hoffman era completo, inteligente e talentoso. Redford cria uma persona extremamente interessante de acompanhar, mesmo não usando nenhuma palavra. Isso se deve a experiência e ao talento deste grande ator, que mostrou que ainda tem muita lenha para queimar.

leonardo dicaprio o lobo de wall street melhor ator 2014 cine set

Gabriel Oliveira
  1. Leonardo DiCaprio, por O Lobo de Wall Street
  2. Jake Gyllenhall, por O Homem Duplicado
  3. Ralph Fiennes, por O Grande Hotel Budapeste
  4. Tom Hardy, por Locke
  5. Joaquin Phoenix, por Ela e Era Uma Vez em Nova York
  6. Oscar Isaac, por Inside Llweyn Davis: Balada de Um Homem Comum
  7. Chiwetel Ejiofor, por 12 Anos de Escravidão
  8. Matthew McConaughey, por Clube de Compras Dallas
  9. Bruce Dern, por Nebraska
  10. Samuel Lange Zambrano, por Pelo Malo

Comentários

DiCaprio tem uma carreira tão sólida que ele nem precisaria enfiar uma vela acesa na bunda para eu considerá-lo um excelente ator – mas só o fato de ele ter feito isso em O Lobo de Wall Street já me faz admirá-lo ainda mais. Novamente, a parceria com Martin Scorsese resulta em uma grande interpretação do ator americano, que mergulha no comportamento hedonista do bilionário e corrupto Jordan Belfort e revela sua faceta cômica. Se o Oscar não lembra de você, Leo, eu lembro!

Outro que continua no caminho de se estabilizar como um grande ator é Jake Gyllenhall. Embora eu não tenha tido a oportunidade de vê-lo no elogiado O Abutre (obrigado, cinemas de Manaus), sua entrega à ambiguidade e à repressão do protagonista (ou seriam protagonistas?) de O Homem Duplicado já é o suficiente para considerá-lo dono de uma das melhores atuações do ano.

A leveza e a elegância do gerente d’O Grande Hotel Budapeste encontram um Ralph Fiennes à altura do papel, numa interpretação inusitada em sua carreira, enquanto Tom Hardy é brilhante em sua condução solitária de Locke. Joaquin Phoenix, também competente como sempre, é a alma de Ela como um homem solitário, confuso e apaixonado e, de quebra, empresta credibilidade ao seu papel em Era Uma Vez em Nova York, culminando na bela sequência final e sendo um sopro de alívio no grande melodrama que é o filme.

Três desconhecidos também roubaram a cena no ano: Oscar Isaac assume a trajetória do artista talentoso, mas fracassado, como o antipático e difícil protagonista de Inside Llweyn Davis: Balada de Um Homem Comum; Chiwetel Ejiofor toma o rumo do sofrimento como o homem que se torna escravo por engano e é separado de sua família em 12 Anos de Escravidão; e o pequeno Samuel Lange Zambrano surpreende à frente de Pelo Malo, como a criança que começa a descobrir a própria homossexualidade e quer alisar o cabelo para ficar bem na foto da escola.

Por fim, Matthew McConaughey, que conquistou o Oscar esse ano, continua a boa fase em sua carreira como a força que conduz Clube de Compras Dallas, e o veterano Bruce Dern desbrava as estradas americanas ao lado do filho em busca de um suposto prêmio em Nebraska.

Menções honrosas: Irrfan Khan, por The Lunchbox; Ghilherme Lobo, pela sensibilidade mostrada em Hoje Eu Quero Voltar Sozinho; Tahar Rahim, por O Passado; Chris Pratt e todo o seu carisma em Guardiões da Galáxia; Tom Hiddleston, mostrando que é mais do que Loki em Amantes Eternos; e Wagner Moura, por Praia do Futuro.

leonardo dicaprio o lobo de wall street melhor ator 2014 cine set

Ivanildo Pereira
  1. Leonardo DiCaprio, por O Lobo de Wall Street
  2. Matthew McConaughey, por Clube de Compras Dallas
  3. Chiwetel Ejiofor, por 12 Anos de Escravidão
  4. Robert Redford, por Até o Fim
  5. Ralph Fiennes, por O Grande Hotel Budapeste
  6. Tom Hardy, por Locke
  7. Joaquin Phoenix, por Ela
  8. Bruce Dern, por Nebraska
  9. Philip Seymour Hoffman, por O Homem Mais Procurado
  10. Jake Gyllenhaal, por O Homem Duplicado

Comentários

Quanto aos atores, na minha lista há performances variadas. Algumas basicamente sustentam os filmes, como as de Redford e Hardy. Phoenix exibe sensibilidade em Ela; Fiennes se diverte e demonstra carisma em Hotel Budapeste. Dern é o veterano que nasceu para o papel do velho pai em Nebraska, e Ejiofor e Gyllenhaal demonstram estar no topo das respectivas carreiras com atuações completas e irretocáveis. E Hoffman, bem, demonstra como foi grande a sua perda com sua atuação de impacto em O Homem Mais Procurado. Porém, o meu desempenho favorito em 2014 foi o de DiCaprio. Carismático, louco, safado, ele fez praticamente de tudo em O Lobo de Wall Street. McConaughey mereceu o Oscar, mas DiCaprio também merecia, e poderia ter levado sem problemas.

matthew mcconaughey interestelar

Renildo Rodrigues
  1. Matthew McConaughey, por Clube de Compras Dallas e Interestelar
  2. Joaquin Phoenix, por Ela e Era uma Vez em Nova York
  3. Ellar Coltrane, por Boyhood – Da Infância à Juventude
  4. Leonardo DiCaprio, por O Lobo de Wall Street
  5. Chiwetel Elijofor, por 12 Anos de Escravidão
  6. Bruce Dern, por Nebraska
  7. Ralph Fiennes, por O Grande Hotel Budapeste
  8. Tony Ramos, por Getúlio
  9. Christian Bale, por Trapaça
  10. Oscar Isaac, por Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum

Comentários

2014, para os atores, foi um ano de veteranos – mas também houve espaço para surpresas.

Nenhuma maior do que a espetacular volta de Matthew McConaughey ao primeiro time, com um ano inteiro de trabalhos nada menos que impecáveis. Seu desempenho em “Clube de Compras Dallas”, ao lado de Jared Leto, foi a cereja do bolo, elevando uma narrativa certinha a alturas de grande cinema. Outro que chegou para ficar foi Ellar Coltrane. Ao longo de dez anos, o garoto encarnou (literalmente) no próprio corpo as mudanças na vida de Mason, seu personagem em “Boyhood – Da Infância à Juventude”, em um esforço inédito e absolutamente irrepetível no cinema.

Outro ator que vem de um currículo sem falhas é Joaquin Phoenix. Além de retomar a parceria com James Gray, em “Era uma Vez em Nova York”, o americano deixou sua marca em 2014 com um filme, à falta de outros adjetivos, brilhante: “Ela”, de Spike Jonze. Seu Theodore tem a difícil missão de se mostrar crível ao se apaixonar perdidamente por uma… voz (Samantha, vivida por Scarlett Johansson), algo que só alguém do gabarito de Phoenix seria capaz de tirar de letra.

Os outros destaques de 2014 são experts que, ou viveram a sua finest hour (Leonardo DiCaprio em “O Lobo de Wall Street”, Chiwetel Elijofor em “12 Anos de Escravidão”, Tony Ramos em “Getúlio”, uma das maiores interpretações do cinema brasileiro), ou reforçaram o próprio cartaz com desempenhos à prova de críticas (Ralph Fiennes e seu maravilhoso Gustave, em “O Grande Hotel Budapeste”, e Christian Bale, barrigudo e calvo, em “Trapaça”).

Vale ainda registrar o grande momento vivido pelo já idoso Bruce Dern (“Nebraska”) e a entrada em cena de um nome que promete bastante pelos próximos anos: Oscar Isaac (“Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum”).

leonardo dicaprio o lobo de wall street melhor ator 2014 cine set

Susy Freitas
  1. Leonardo DiCaprio, por O Lobo de Wall Street
  2. Matthew McConaughey, por Interestelar
  3. Robert Redford, por Até o Fim
  4. Jake Gyllenhaal, por O Abutre
  5. Joaquim Phoenix, por Ela
  6. Ben Affleck, por Garota Exemplar
  7. Wagner Moura, por Praia do Futuro
  8. Brontis Jodorowsky, por A Dança da Realidade
  9. Andy Serkins, por Planeta dos Macacos – O Confronto
  10. Tom Hardy, por Locke

Comentários

Pelo menos em algum lugar nesse mundo Leonardo DiCaprio está no topo da competição! Sua atuação tresloucada em O Lobo de Wall Street é o ponto alto de um dos melhores filmes de Scorsese nos últimos tempos, e isso não é pouca coisa. Enquanto que Leo contou com tantos outros elementos bem construídos ao seu redor nesse filme, Mathew McConaughey não pode dizer o mesmo de Interestelar e seu roteiro de final problemático, o que garantiu certa facilidade para que o ator se destacasse no filme.

Também esnobado em 2014, Robert Redford brilha em Até o Fim. No filme, apenas ele surge na tela como um náufrago lutando pela vida. Esse senhor de 78 anos e que não precisa provar mais nada pra ninguém em Hollywood ainda se deu ao trabalho de nos brindar com uma atuação de extremo cuidado e muitas exigências físicas. Outro que brilhou solitário em 2014 porque é o único ator que aparece no filme inteiro é Tom Hardy em Locke. Impressionante como ele soube imprimir nuances diferentes no personagem-título e seus dilemas morais, da vontade de fazer a coisa certa até certa loucura de ter conversas imaginárias com o pai que o abandonou, tudo isso atrás do volante do carro que dirige ao longo da fita. Esses são dois trabalhos que não causaram tanto hype, mas que valem a pena serem conferidos.

Como de praxe, transformações físicas sempre chamam a atenção, explicitando o quanto alguns atores se entregaram a um determinado papel. No caso de Jake Gyllenhaal em O Abutre, ela é apenas complemento para o talento do jovem ator que adora desafiar seus limites, indo de galã de comédia romântica num ano para cowboy gay no outro, e agora como um insano “repórter” criminal. Sem tanto alarde quanto Gyllenhaal, mas igualmente aplicados foram Joaquim Phoenix, Ben Affleck e Wagner Moura em 2014. O primeiro conseguiu fazer com que um personagem ultra hipster fosse humanizado e gerasse empatia ao se apaixonar por seu sistema operacional em Ela; o segundo personificou com perfeição o típico “homem-branco-boa-pinta-e-babaca-americano” (sorte que as reviravoltas da história o enlouquecem até o final de Garota Exemplar); já o brasileiro desconstrói a imagem de seu personagem mais marcante – o machão Capitão Nascimento – construindo um protagonista introvertido, cambaleante e em fuga para Praia do Futuro.

No quesito surpresa, dois nomes se destacaram positivamente no ano passado: Brontis Jodorowsky e Andy Serkins. Em A Dança da Realidade, Brontis interpreta o próprio avô no filme autobiográfico do pai, o lendário diretor Alejandro Jodorowsky. Com Jaime, ele transita entre extremos, ora como figura autoritária, ora como uma figura frágil com feições de Jesus e que busca sanar suas feridas espirituais, convencendo em todos os momentos. Quem também convence é Andy Serkins como o macaco Cesar em Planeta dos Macacos – O Confronto. A captura de movimentos, expressões faciais e voz vem se desenvolvendo de tal maneira que se torna cada vez mais difícil criticar candidaturas ao Oscar para atuações feitas nessas condições, mas o trabalho de atuação impecável de Serkins tem mais mérito nesse setor que quaisquer efeitos especiais.

_________________________________________________________________________________________

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DO CINE SET:

Cada um dos cinco críticos do Cine SET elegem o seu ‘TOP 10′. Critério leva em conta filmes lançados no circuito comercial do Brasil entre 1o de Janeiro e 31 de Dezembro de 2014.

Para cada lista, fizemos a pontuação semelhante à da Fórmula 1:

1º lugar – 25 pontos

2º lugar – 18 pontos

3º lugar – 15 pontos

4º lugar – 12 pontos

5º lugar – 10 pontos

6º lugar – 8 pontos

7º lugar – 6 pontos

8º lugar – 4 pontos

9º lugar – 2 pontos

10º lugar – 1 ponto

Depois, tudo é somado e chegamos ao resultado final!