Caio Pimenta – “Succession – 4ª Temporada” 

Sou apaixonado por “O Urso”, o episódio da omelete que Sydney faz para Natalie é impecável, uma festa de Natal nunca mais será a mesma… porém, contudo, entretanto “Succession” promoveu os 10 domingos mais eletrizantes de 2023. O quebra pau de Tom e Shiv, Roman ruindo na igreja, o Trump da ficção vencendo as eleições, o bate-boca decisivo dos irmãos – como pode tantos grandes momentos em uma única temporada? O ápice ocorreu na noite de 9 de abril em um episódio, o terceiro da temporada, que colocou “Succession” no patamar de “Sopranos” e “Mad Men”. Quem viveu aquele momento nunca mais esquece. 

Camila Henriques – “Succession – 4ª Temporada” 

Jesse Armstrong e companhia fizeram a costumeira melancolia do domingo à noite se transformar em uma explosão de sentimentos mais, digamos assim, catárticos. Que saudade do texto afiadíssimo e de Kendall, Shiv, Roman, Connor, Gerri, Tom, Greg, e, claro, do patriarca Logan Roy. É até difícil escolher um momento só de uma última temporada brilhante, e acho que meu editor Caio Pimenta fez isso muito bem ao escrever sobre “Connor’s Wedding”, episódio que já nasceu com cara de clássico (e que fez a gente lembrar da Era de Ouro da TV dos EUA). 

Danilo Areosa – “Atlanta – 4ª Temporada” 

A quarta (e última) temporada de “Atlanta” é um retorno às origens da primeira temporada, fechando os arcos dramáticos do quarteto principal. Também se revela uma deliciosa crítica ao mundo do showbusiness americano e da indústria musical que o circunda, mostrando o grupo lidando com o sucesso profissional e a estabilidade financeira. Por fim, ficou nítido nela que Donald Glover explorou mais incisivamente, o íntimo dos seus personagens com cada um do quarteto enfrentando dilemas pessoais ou elementos existenciais dentro das suas histórias individuais. Glover poderia até estender o seriado para uma quinta temporada já que tinha lenha para queimar. Mesmo assim, um final ótimo para uma série de excelência que gerou 4 grandes temporadas. Vai deixar saudade. 

Ivanildo Pereira – “O Urso – 2ª Temporada” 

Sim, esse ano muito se falou de “Succession”, e merecidamente: Uma temporada final perfeita e um desfecho poderoso e sem falhas, como raramente vemos na TV ou no cinema. Viva “Succession”, vai ganhar todos os prêmios. Porém, de minha parte teve uma série, e temporada, que mexeu mais comigo, que me comoveu mais em comparação com a produção da HBO. No seu segundo ano, “The Bear: O Urso” conseguiu ficar ainda melhor do que já era, e abordou de forma magistral os dilemas de Sid e de Carmy e sua família, tudo cozinhado naquele jeito eletrizante e nervoso característico da série. E o episódio do jantar de ação de graças é uma pequena obra-prima de caracterização e atuações, onde qualquer espectador pode se ver naqueles relacionamentos familiares. Realmente, a segunda temporada de “The Bear” foi, para mim, o prato mais delicioso de 2023. 

LUCAS LOPES AFLITOS – “Cangaço Novo – 1ª Temporada” 

Não poderia ser diferente, a grande produção da Amazon é um clássico para não botar defeitos. Se apropriando de temas corriqueiros de uma forma muito natural, tudo aqui se encaixa de uma forma muito harmoniosa. Ok, quem assistiu sabe que harmonia passa longe dos perrengues de Ubaldo Vaqueiro (Allan Souza Lima) e seus familiares fora da lei.

Faço das palavras do comparsa Ivanildo na sua crítica irretocável sobre a série: Para além da ação, o que também impressiona em Cangaço Novo é a sensação de autenticidade presente nos episódios: as locações são reais, as situações e as pessoas retratadas parecem com as que vemos no Brasil de hoje, e o elenco predominantemente nordestino dá vida à série e ancora a trama grandiosa na realidade da história”.

Marcos Faria – “O Urso – 2ª Temporada” 

Estranhamente, aqui em casa se tornou uma espécie de programa em família assistir a essa série sobre cozinha, crises de pânico e… traumas familiares. 

Pâmela Eurídice – “Cangaço Novo – 1ª Temporada” 

No ano em que Queen Charlotte me fez ser fã de “Bridgerton”, Apple Tv nos entregou “Monarch” e “Silo”, “The Crown” e “Succession” chegaram ao grand finale; o pódio fica com “Cangaço Novo”. 

A série não apenas entrega uma forte representação do que há de melhor no nosso audiovisual, como traz em seu cerne questões pertinentes ao Brasil contemporâneo como a busca e manutenção da ancestralidade, a luta social enraizada nas periferias do país, a religiosidade e o poder político exemplificado pelo coronelismo moderno e a corrupção moral e social. Ademais, há um Nordeste com uma pluralidade de narrativas e perspectivas. Dito isso, importante destacar também a direção primorosa de Fábio Mendonça e Aly Muritiba assim como a entrega do elenco liderado por Allan Lima e Alice Carvalho, uma das revelações de 2023.