Janeiro será um mês agitado no Cine Set: junto com as coberturas dos festivais de Sundance e Olhar do Norte, o site também trará as principais novidades da Mostra de Cinema de Tiradentes 2022. Prevista para acontecer em formato online entre os dias 21 e 29, o evento abre o calendário brasileiro de grandes festivais.

Gabriel Bravo de Lima será o responsável pelas críticas dos sete filmes selecionados para a Mostra Aurora e pelas principais atrações dos curtas da Mostra Foco. Em 2021, o Cine Set já tinha feito uma cobertura pequena da Mostra de Cinema de Tiradentes com foco especial nas produções amazonenses ou rodadas em Manaus que participaram do evento, incluindo, “Seiva Bruta”, candidato brasileiro na shortlist de Melhor Curta-Metragem Live-action no Oscar 2022.

Neste ano, nosso plano era estar in loco e as negociações para isso estavam bem avançadas, estava tudo certo. Infelizmente, a pandemia não permitiu, mas, isso não impedirá que façamos esta cobertura da melhor forma possível, ampliando ainda mais nosso trabalho em Tiradentes.

A MOSTRA 2022

A seleção de 169 filmes (entre longas e curtas-metragens), de 21 estados brasileiros (AC, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RJ, RS, SC, SE, SP), vai apresentar a força da cinematografia brasileira contemporânea, mesmo num momento de crise provocado pelos efeitos devastadores da pandemia e da inexistência ou paralisia de políticas públicas culturais. O Amazonas estará representado por Adanilo, diretor e roteirista de “521 Anos / Siia Ara”.

A coordenação curatorial do evento é assinada pelo crítico Francis Vogner dos Reis, que divide com a pesquisadora Lila Foster a seleção de longas-metragens. A curadoria de curtas-metragens foi feita por Camila Vieira, Tatiana Carvalho Costa e Felipe André Silva. Os filmes estarão distribuídos nas seguintes mostras: Aurora, Olhos Livres, Temática, Homenagem, Autorias, Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação, À Meia-noite Levarei sua Alma, Sessão Debate, Jovem, Valores, 25 anos, Regional e Mostrinha.

Todos os detalhes da Mostra de Cinema de Tiradentes 2022 estão disponíveis no site do evento.

A cobertura trará críticas dos sete filmes da mostra Aurora, onde concorrem obras de diretoras e diretores com até três longas-metragens na carreira. Neste ano, coincidentemente, todos os realizadores apresentam seu longa de estreia. Além da Aurora, também produziremos críticas sobre alguns filmes da mostra Foco nacional, composta por curtas-metragens de diferentes partes do Brasil.

A mostra de Tiradentes apresenta uma programação com obras diversificadas em gêneros, temas, e linguagens. Ao se debruçar sobre filmes de todas as regiões, entrega um panorama da produção audiovisual brasileira, dando especial atenção para a produção independente.

Gabriel Bravo de Lima

crítico do Cine Set