Vamos para mais uma rodada de projetos do cinema amazonense para 2015. Reunimos agora quatro importantes curtas-metragens de figuras conhecidas do setor do audiovisual estadual capazes de despertar a atenção do público neste ano.

aldemar matias cinema no amazonas

Aldemar Matias

A temporada cubana de Aldemar Matias na Escuela de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños rendeu muitos frutos para o amazonense. Depois de “Anos de Luz”, o próximo projeto dele também vem da ilha de Fidel Castro: “El Enemigo”.

Segundo Aldemar Matias, filme será lançado em abril em um festival fora do Brasil ainda não definido. “‘El Enemigo’ foi meu documentário de tese da EICTV. Rodei o curta em um distrito de dedetização de Centro Havana”, afirma o realizador. Mais detalhes são guardados a sete chaves sobre o projeto.

A expectativa para o próximo filme de Aldemar Matias é grande: todos os três curtas-metragens dele (“A Profecia de Elizon”, “Parente” e “Anos de Luz”) venceram o Amazonas Film Festival e são ótimos exemplares da produção local nos anos 2000.

everton macedo cinema no amazonas

Everton Macedo

Ganhador do prêmio de melhor documentário por “Chão Molhado” no Amazonas Film Festival 2012, Everton Macedo volta seu olhar para Parintins mais uma vez. Produção intitulada “Lixo?” mostra o cotidiano de catadores de material reciclável da cidade do interior do Amazonas.

“Quero mostrar para as pessoas que nem tudo que vai para o lixo é lixo”, afirma Everton Macedo. Gravações de “Lixo?” aconteceram em maio de 2014, porém, lançamento acontece somente em 2015.

Everton Macedo se destacou com “Chão Molhado” ao trazer a cheia dos rios na periferia em Parintins, enquanto “Watyama” apresenta ao público o ritual da tucandeira.

francis madson

Francis Madson

Após revelar inquietação com os resultados da primeira versão de “No Céu da Boca Cresceu Saturno” em entrevista ao Cine Set em outubro de 2014, Francis Madson conseguiu encontrar o tom do novo curta-metragem. Lançamento do filme está previsto para o dia 4 de abril no Lugar Um das Artes, localizado na Rua Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus.

“Satisfação é uma palavra bem difícil para os sentidos que envolve o trabalho, mas estou mobilizado para outras experimentações no audiovisual. Houve algumas modificações no trajeto do curta que vão desde do roteiro à montagem”, afirmou o realizador. Francis Madson contou que “No Céu da Boca Cresceu Saturno” trata sobre canibalismo trazendo Amanda Magaiver e Victor Kaleb no elenco.

Francis Madson surpreendeu o cinema amazonense com o inquietante “Jardim de Percevejos” no Amazonas Film Festival de 2013. “No Céu da Boca Cresceu Saturno” será o segundo curta-metragem da carreira do realizador.