Falta pouco para Eliana Andrade retornar aos sets de filmagem: “O Relógio do Tempo” vai ser o novo curta da diretora e terá as gravações iniciadas em março deste ano na comunidade Jandira, localizada no município de Iranduba. Begê Muniz, Francisco Mendes, Luiz Carlos Martins e Carlos Garcia já estão confirmados no elenco com mais dois nomes a serem acertados ainda em janeiro. A direção de arte do filme ficará por conta do carioca Sérgio Albuquerque.

begê muniz o relógio do tempo eliana andradeProjeto premiado no edital do Proarte em 2013, “O Relógio do Tempo” traz a história de um família do interior do Amazonas que convive periodicamente com um biólogo. Samuel, de apenas 9 anos, se encanta com a profissão do visitante e deseja ser doutor quando crescer. O pai do jovem, entretanto, não enxerga a decisão com bons olhos, pois quer o filho seguindo o rumo tradicional da família na agricultura. “É uma linda historia de anseio, desejos de conquistas que para a maioria dos interioranos só existe em contos de fadas”, afirma Eliana Andrade. Filme está previsto para estrear no primeiro semestre de 2015 em Manaus e será enviado para festivais brasileiros e internacionais.

O interior do Amazonas, aliás, faz parte da vida de Eliana Andrade. Nascida em Itacoatiara, ela afirma que o cotidiano duro da vida fora de Manaus sempre chamou atenção dela para realizar filmes. “Gosto muito da simplicidade rural e como cada pessoa tem uma historia diferente que encanta. Muito já foi mostrado, mas ainda há bastante para contar. Acredito que o mundo cinematográfico está me permitindo explorar perguntas sobre os conflitos entre desenvolvimento e simplicidade, pureza e consumismo e como essas linhas ficam inter combinadas em comunidades rurais. As tensões entre ir para a cidade ou ficar na cidade natal são temáticas fortes e atuais, presentes em muitas famílias e indivíduos nas áreas rurais da Amazônia”, afirma a diretora.

Com uma carreira iniciada como assistente de arte no filme “A Selva” (2002), Eliana Andrade ganhou o DOCTV com o documentário “Filhos do Jaú” e o edital PAIC com o roteiro de “O Entregador de Sonhos” em 2011. Além disso, ela trabalhou na direção de arte dos premiados curtas-metragens “Nas Asas do Condor”, de Cristiane Garcia, e “Cachoeira”, de Sérgio Andrade e produções internacionais da BBC e Discovery Channel.

E os projetos antigos podem ser tornar novidades para 2015. “Há cinco anos, gravei um curta chamado ‘A Cinéfila’ e que ficou engavetado por algum tempo, mas agora estou finalizando. Enviarei, em breve, para alguns festivais. De todas as minhas produções, esta é a única que não trata de temas do interior do Amazonas”, revela Eliana Andrade.