Três Oscars para “Pantera Negra”, as maiores bilheterias e os filmes mais aguardados de 2019: os quadrinhos nunca estiveram tão em alta nos cinemas. Isso tanto no exterior com as adaptações da Marvel e DC Comics e também no Brasil com “O Doutrinador” e o futuro “A Turma da Mônica”.

Agora, o audiovisual do Amazonas também prepara uma incursão sobre os quadrinhos na webssérie “Café e Quadrinhos”. Gravado em quatro sábados em janeiro deste ano no Kalena Café, localizado no Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, o novo projeto do coletivo Planos em Sequência entrevistou os principais quadrinhistas do Estado. O objetivo é contar como os profissionais amazonenses entrevistados se interessaram pela arte, as referências utilizadas na carreira e os projetos que estão trabalhando.

Nomes como Romahs Mascarenhas (roteirista da Maurício de Souza Produções), Paulo Teles Yonami (House 137 Studio e criador da “The Midnight Witch”), Ademar Vieira (“Sete Cores da Amazônia”), Evaldo Vasconcelos (“Três por Quatros” e coordenador da “Ajuri Comics”), Eunuquis (“O Caboquinho”), Luiz Andrade (“Trovão – Identidade”) estarão nos episódios, além dos integrantes do Clube dos Quadrinheiros, entre outros coletivos da cena local.

Gravações aconteceram no Kalena Café em janeiro

Para o co-diretor e produtor de “Café e Quadrinhos”, Emerson Medina, a websérie surge de um importante momento da cena local com a participações de artistas locais em festivais nacionais e internacionais. “Dia desses, percebi que eu tinha uns dez quadrinhos comprados do final do ano para cá de autores locais. Eu não lembro quando algo parecido com isso aconteceu antes. Acho que nunca”, declarou.

“O público local e a cena nerd precisam descobrir o quadrinho local. A pegada é muito misturada: vai do urbano ao amazônico com espaço para as produções intimistas também. Até quando tem algo no cyberpunk, há elementos regionais”.

A abordagem da websérie será no estilo do programa da TV Cultura, “Ensaios”, em que a voz do entrevistador não aparece fazendo as perguntas e somos conduzidos apenas pela pessoa na frente das câmeras respondendo as questões. “Foi um processo de gravação muito, muito legal: os caras se sentiram super bem. Neste momento, estamos em fase de edição e finalização. Esperamos lançar em breve ainda neste ano, se possível”, declarou Rod Castro, co-diretor e também produtor do projeto.

Planos em Sequência e a entrada de Antonio Carlos Jr.

Coletivo de audiovisual amazonense formado no início da década 2010, o Planos em Sequência conta com as presenças de Rod Castro, Emerson Medina, Diego Nogueira, Leonardo Mancini e Moacy Massulo. Junto, o grupo já realizou curtas-metragens premiados no Amazonas Film Festival, entre eles, “Et Set Era” e “Germes”, além de filmes como “A Lista”, “A Doce Dama”, “Nascer, Crescer e Negar”.

Um novo nome se juntou ao grupo em 2015: Antonio Carlos Júnior. A entrada do escritor e realizador audiovisual aconteceu durante a realização de outra webssérie: “Largo São Sebastião”. “Estou ajudando neste processo de editais, pitchings. A ideia é desenvolver uma forma mais complexa de captação de recursos para não ficar preso ao cinema de guerrilha apenas”, disse Antonio.

Diego Nogueira filma, enquanto Emerson Medina (em pé) entrevista Ademar Vieira 

“Café e Quadrinhos” é o primeiro projeto do coletivo desde “Largo São Sebastião”. De acordo com Rod, conciliar as agendas de trabalho, compromissos da vida pessoal com as atividades de cinema não é uma tarefa fácil para realizar mais filmes. Isso, entretanto, não significa que os integrantes do grupo fiquem parados. Muito pelo contrário. “O Medina lançou uma HQ chamada “A Última Flecha”, Massulo fez o curta “Mau Hábito”, Mancini a animação “A Balada El Manchez”, Massulo na apresentação dos programas “Partiu Amazônia” e “Zappeando”, eu sou um dos idealizadores do ‘2 Nerd’ e por aí vai. Mas, estamos sempre em contato pensando em novos projetos”, disse Rod.

O lançamento da websérie deve acontecer ainda neste ano.

CONFIRA TAMBÉM OS CURTAS DA PLANOS EM SEQUÊNCIA E DOS INTEGRANTES DO COLETIVO: