O documentário “O Jardim das Aflições” terá sessões gratuitas na Universidade Federal do Amazonas nos dias 13 e 14 de novembro. Serão sessões gratuitas nas Faculdades de Direito e Estudos Sociais, localizadas no setor norte do Campus Universitário de Manaus. As entradas podem ser adquiridas pela internet (clique aqui).

Os horários são os seguintes:

Segunda-Feira (13/11) – 16h e 19h (Auditório da FES), 20h (Auditório da Faculdade de Direito)

Terça-Feira (14/11) – 16h e 19h (Auditório da FES)

Dirigido por Josias Teófilo, “O Jardim das Aflições” parte dos temas do livro homônimo que Olavo de Carvalho publicou em 1995, tais como o simbolismo dos jardins na tradição filosófica, liberdade individual e opressão do coletivo, o pensamento aristotélico, e chega a um dos temas centrais do seu pensamento: a morte e a filosofia.

A produção é uma das mais polêmicas do cinema brasileiro em 2017: a presença do filme no Cine PE motivou a saída de seis filmes da seleção oficial, pois, os diretores protestavam contra o viés considerado de direita que o evento tomava pela inclusão do documentário sobre Olavo de Carvalho e também de “Real – O Plano por Trás da História”. Mais recentemente, uma sessão de “O Jardim das Aflições” terminou em briga entre estudantes de direita e esquerda na Universidade Federal do Pernambuco.