O Brasil mantém o jejum na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar. Dirigido por Daniel Ribeiro, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” ficou fora da lista de nove pré-selecionados divulgada pela Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Os nove pré-selecionados são os seguintes: “Relatos Selvagens” (Argentina)”, “Tangerines” (Estônia), “Corn Island” (Islândia), “Timbuktu” (Mauritânia), “Accused” (Holanda”), “Ida” (Polônia), “Leviatã” (Rússia), “Força Maior” (Suécia) e “O Libertador” (Venezuela). Destaque para os dois filmes da América Latina presentes na disputa (Argentina e Venezuela) e as ausência do representante da Turquia e ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes, “Winter Sleep”, e do canadense “Mommy” do conceituado diretor Xavier Dolan.

“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” acompanha a história de Leonardo, adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com a melhor amiga, Giovana, e a sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel. Filme ganhou o prêmio da crítica do Festival de Berlim em 2014.

Desde 1999 quando “Central do Brasil” conseguiu a indicação, o Brasil não emplaca representante na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.