De Martin Scorsese a Peter Jackson, Caio Pimenta apresenta mais possibilidades de filmes para disputar o Oscar 2022.

KILLERS OF THE FLOWER MOON 

Depois de ver “O Irlandês” sair sem Oscar algum em 2020, o Martin Scorsese deve vir com sangue nos olhos em 2022 com “Killers of the Flower Moon”.

A produção marca um encontro histórico: será o primeiro filme do diretor com seus habituais parceiros juntos – o Robert De Niro e o Leonardo DiCaprio. 

A história se passa em 1920 mostrando a investigação de assassinatos em terras indígenas e em uma área rica em petróleo. O caso foi apurado pelo FBI, órgão então recém-criada pelo governo dos EUA. 

O Scorsese é sempre um nome para ficar de olho, afinal, não é todo diretor que teve seis produções indicadas a Melhor Filme no Oscar neste século.

A questão é se “Killers of the Flower Moon” consegue ficar pronto até o fim do ano. Caso ocorra, pode chegar forte nas categorias máximas e nas áreas técnicas. 

O ÚLTIMO DUELO 

O Ridley Scott perdeu o Oscar 2001 para o Steven Soderbergh que concorria por “Erin Brokovich” e “Traffic”, projeto pelo qual ele foi o vencedor.

Agora, você já pensou se o diretor de “Alien” e “Blade Runner” obter uma nomeação dupla no ano que vem? 

Além de House of Gucci”, o Scott pode aparecer com “O Último Duelo”. A produção mostra, como diz o título, o derradeiro conflito pela honra na França entre um cavaleiro e um escudeiro, acusado de se envolver com a esposa do patrão. 

O roteiro é do Matt Damon e Ben Affleck, vencedores do Oscar por “Gênio Indomável”. O elenco conta, além da dupla, com o Adam Driver e Jodie Comer.

A única preocupação é que os últimos épicos do Ridley Scott foram “Robin Hood” e “Êxodo – Deuses e Reis”. 

TEMPO 

O M. Night Shyamalan foi indicado apenas uma vez ao Oscar a Melhor Filme em 2000 por “O Sexto Sentido”. Conseguirá ele voltar ao prêmio com “Tempo”? 

A história mostra uma família indo viajar de férias para uma ilha tropical. Lá, porém, o tempo estranha passa mais rápido, anos durando minutos e envelhecendo rapidamente. Caberá a eles entender o que está acontecendo. 

O grande dilema é o Shyamalan superar as resistências e desconfianças a ele pelo histórico de filmes divisivos, além dos preconceitos com os filmes de terror. 

THE TENDER BAR 

O George Clooney bem que tentou, mas, “O Céu da Meia-Noite” seguiu os caminhos dos filmes anteriores dele e passou longe das categorias principais do Oscar.  

Em 2022, ele tentará voltar com “The Tender Bar”, drama baseado no livro de memórias de J.R. Moehringer trazendo a busca do escritor por uma figura paterna entre os clientes do bar do tio dele. 

O Ben Affleck, Tye Sheridan e Christopher Lloyd são os protagonistas do projeto que será uma das apostas da Amazon Studios para a temporada de premiações. 

MADRES PARALELAS 

O Pedro Almódovar estava sumido do Oscar até voltar com as duas indicações por “Dor e Glória”. Em 2021, porém, “A Voz Humana” ficou de fora de Melhor Curta-Metragem de Ficção.  

No ano que vem, o espanhol busca o retorno ao Oscar com “Madres Paralelas”.  

A produção marca uma nova parceria com a Penélope Cruz e traz a história de três mulheres que se tornam mãe no mesmo dia. Nisso, acompanhamos os dois primeiros anos de maternidade de ambas. 

Caso não seja lançado no Festival de Cannes, a expectativa fica pela estreia em Veneza, onde tem sido muitos bons candidatos ao Oscar.    

ANNETTE 

Filme de abertura do Festival de Cannes deste ano, “Annette” é um musical dirigido pelo Leos Carax traz a história do casal vivido pelo Adam Driver, um ator de stand-up comedy, e Marion Cotillard, uma cantora da fama internacional. O nascimento da primeira filha, Annette, uma “menina misteriosa com um destino excepcional” altera o rumo da vida deles. 

Apesar de ser um diretor amado pelos críticos com filmes como “Holy Motors”, o Leos Carax passa bem longe do convencional adorado pela Academia ou até mesmo de algum tipo de experimentalismo abraçado vez ou outra pela Oscar. O radicalismo dele sem muitas concessões pode afastá-lo da premiação.  

Por outro lado, ser o primeiro filme dele falado em inglês ao lado de dois astros queridos por Hollywood e fazer um musical, gênero que a Academia tem uma quedinha história, pode ajudá-lo. 

THE HAND OF GOD 

Em 2022, o Paolo Sorrentino pode fazer o Oscar voltar para a Itália com “The Hand of God”. A produção da Netflix ainda não tem tantos detalhes assim sobre qual a história, porém, o diretor promete seu filme mais pessoal e íntimo. 

Vale lembrar que, ao ser anunciado, o projeto deu a maior polêmica por conta do título: “The Hand of God” faz alusão ao célebre gol de mão do Maradona na Copa de 1986. O craque argentino até prometeu processar o Sorrentino, mas, o caso não foi adiante até por conta da morte do gênio em novembro passado. 

Sorrentino foi o responsável pelo último Oscar da Itália em 2014 por “A Grande Beleza”. 

MEN 

O Alex Garland surgiu surpreendendo a ficção científica com o ótimo “Ex-Machina”. Depois, dividiu muita gente com “Aniquilação”. Agora, ele retorna com “Men”. 

Conhecida por “Estou Pensando em Acabar com Tudo”, a Jessie Buckley interpreta uma mulher viajando para o interior da Inglaterra sozinha após a morte do marido. Pouco se sabe mais sobre o projeto; há quem aponte se tratar de um terror de baixo orçamento como o próprio Garland havia prometido fazer tempos atrás. 

Men” é produzido pela A24, o estúdio preferido dos cinéfilos na atualidade. Então, deve vir coisa boa por aí e, quem sabe, chegando no Oscar. 

APOLLO 10 ½ 

Quem acompanha o canal sabe o quanto eu gosto do Richard Linklater. O diretor já deveria ter vencido um Oscar de direção ou roteiro há muito tempo seja com a trilogia “Antes do Amanhecer” ou com “Boyhood”. 

Em 2022, ele aposta na animação com “Apollo 10 ½” No filme, o Linklater traz um clássico coming of age, aqueles longas sobre amadurecimento da adolescência para a vida adulta, justo durante a missão da chegada do homem à Lua. Jack Black e Zachary Levi estão confirmados no elenco de dubladores. 

A produção é da Netflix que tenta a primeira vitória em Melhor Animação. 

THE BEATLES: GET BACK 

Para fechar, temos o Peter Jackson disposto a levar o Oscar de Melhor Documentário. 

Em “The Beatles: Get Back”, acompanharemos o turbulento processo de gravações do último álbum da banda e a apresentação especial feita no telhado da gravadora Apple Corps. O diretor teve acesso a 58 horas de material inédito e promete novidades até para quem acha que conhece tudo dos Beatles. 

O Peter Jackson segue se aventurando pelo documentário desde o fim da trilogia “O Hobbit”. O diretor já havia comandado o elogiado “Eles Não Envelhecerão”, mas, não chegou a ser nomeado. Quem sabe eles não corrigem este erro em 2022? 

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...

Oscar 2024: Por que Emma Stone venceu Melhor Atriz?

Emma Stone conquista o segundo Oscar da carreira em Melhor Atriz. Se a vitória por “La La Land” é contestada até hoje, agora, parece que não há tanta revolta assim. Pelo contrário. Neste post, eu apresento cinco motivos que levaram a estrela de “Pobres Criaturas”  à...

Oscar 2024: Por que Christopher Nolan venceu Melhor Direção?

Amado por uns, odiado por outros, o Christopher Nolan, agora, tem um Oscar para chamar de seu. O londrino conquista Melhor Direção por “Oppenheimer”. Caio Pimenta traz os quatro fatores que o levaram para esta vitória.  https://www.youtube.com/watch?v=ROvxsl0P93A 1. A...