Ganhadora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “12 Anos de Escravidão”, Lupita Nyong´o revelou a tentativa de assédio contra ela cometida por Harvey Weinstein. O caso veio à tona em um longo artigo dela publicado no jornal The New York Times. As informações são do site da Variety.

Os dois se conheceram em um rápido encontro durante a cerimônia de premiação de um evento em Berlim, em 2011. Na segunda ocasião em que se viram, Harvey Weinstein fez uma estranha proposta para ela. A atriz revelou que foi convidada pelo executivo para um almoço em um restaurante e que depois iriam para a casa dele. No local, ele disse a Lupita Nyong´o que ela precisava beber vodka misturada com refrigerante. “Disse a ele que não. Ele devolveu: ‘por que não?’. Falei que não bebia vodka e não gosta de refrigerante e não gostavam dos dois juntos. Ele insistiu: ‘Você vai beber isso’. Eu sorri e falei que não faria. Ele desistiu e me chamou de teimosa’. Por fim, disse: ‘Eu sei'”.

Meses depois, Weinstein convidou para tomar drinks após a exibição de “W.E”, de Madonna. Imaginando que estaria em um encontro com diversas pessoas, Lupita chegou ao local e se deparou que seria, na verdade, um encontro a sós com o produtor. “Novamente, ele ficou chateado com o meu jeito de não aceitar álcool, mas, não chegou a brigar. Após as conversas iniciais, ele disse: ‘vamos direto ao ponto. Eu tenho um quarto lá em cima onde podemos terminar a nossa refeição’. Fiquei desconcertada. Falei que preferia comer no restaurante. Ele me disse para não ser ingênua. Segundo ele, se quisesse ser atriz, teria que lidar com aquele tipo de coisa. Ele disse que tinha namorada a famosa atriz X e Y e veja onde elas tinham chegado”, afirmou Lupita.

A atriz disse que se manteve calada pensando em uma forma de dizer educadamente que não iria aceitar o convite. “Falei para ele: ‘com todo o respeito, não seria capaz de dormir à noite se fizesse o que me pede. Então preciso recusar'”, afirmou. Weinstein, então, afirmou que a conversa dos dois terminava por ali. Lupita afirmou que temeu perder a chance de ter uma carreira em Hollywood ao recusar as investidas do então todo-poderoso do cinema americano.

O reencontro entre os dois aconteceu após uma premiere de “12 Anos de Escravidão”. Segundo a atriz, Weinstein se mostrou impressionado pela forma como a carreira de Lupita cresceu e pediu desculpas pelo comportamento dele no passado. Ela agradeceu e foi embora. “Fiz uma promessa a mim mesma de nunca trabalhar com Harvey Weinstein”, declarou.