As lendas da Amazônia com um toque de suspense são o foco do novo curta-metragem local. Dirigido por Márcio Nascimento, “Jiupá” estreia neste sábado (1) na Vernissage de Cinema Amazonense. A sessão acontece no Cine Teatro Guarany, localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 1.546, Centro, anexo a Vila Ninita, com entrada gratuita.

Ambientando em Paricatuba na comunidade Fé em Cristo, “Jiupá” conta a história de Kiara vivendo com seu filho deficiente visual, Anauê. Tudo corre tranquilamente até a chegada da criatura que dá nome ao título interpretado por Arnaldo Barreto. O elenco do projeto ainda conta com Bitta Catão, Anderson Kary, Geilson de Souza e Diogo Lemos.

 

Segundo Márcio, a inspiração para o projeto veio de lendas amazônicas da década de 1920 com os personagens sendo adaptados para a realidade da região, utilizando as criaturas místicas da floresta a partir dos costumes indígenas. “A ideia original é que fosse um filme indígena, mas acabou sendo algo típico de nossa região que já é banhada por lendas passadas pelos nossos avós e, hoje em dia, pouco comentadas pela nova geração”, explica.

“Jupiá” foi contemplado no edital nº 4 do Programa Nacional de Fomento ao Audiovisual 2017 – Apoio à Produção de curtas Metragens. A produção ficou por conta da Branca! Filmes, de Anderson Mendes com o apoio técnico do Museu Amazônico, além de ter a participação de recém-formados do curso técnico de audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O curta ainda deve ter uma sessão especial na Comunidade Vila de Paricatuba.

Com formação na Fundação Nacional das Artes (Funarte), Márcio Nascimento é um dos maiores especialistas do setor de maquiagem voltada para o audiovisual no Amazonas. Foi instrutor de cinema do projeto Jovem Cidadão de 2010 a 2015, realizando mais de 100 curtas em escolas estaduais de Manaus. Em 2015, lançou o curta de terror “Brechó” como diretor, o qual você confere abaixo: