A Rua Barroso, no Centro de Manaus, irá se tornar uma sala de cinema a céu aberto nos dias 27, 28 e 29 de outubro durante a primeira edição do Cine Casarão Festival. A programação ao longo dos três dias será concentrada no cinema brasileiro com a exibição de cinco filmes, sendo quatro ainda inéditos no circuito comercial.

“O Dia que te Conheci” abre os trabalhos na Rua Barroso na sexta-feira (27) a partir das 20h. Dirigido pelo mineiro André Novais de Oliveira (“Temporada”), o longa acompanha a história de Zeca. Todo dia, ele tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia, Zeca conhece Luisa. O elenco conta com Renato Novaes e a excelente Grace Passô.

Já no sábado (28), às 19h30, a programação abre com “A Festa de Léo”, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo. No filme, Léo (Nego Ney) é um garoto prestes a completar 12 anos. No dia de sua festa, Rita (Cintia Rosa), sua mãe, descobre que o pai do menino, Dudu (Jonathan Haagensen), que é dependente químico, roubou o dinheiro que estava reservado para realizar o evento. A trama acompanha o desenrolar da busca de Rita por outras formas de arrecadar dinheiro para a festa e, ao mesmo tempo, salvar a vida do pai de seu filho. E ela descobre que a resposta está em sua rede de amigas e familiares.

O acreano “Noites Alienígenas” fecha o sábado com sessão às 21h30. Ganhador de cinco Kikitos na edição de 2022 do Festival de Gramado, o drama acompanha a história de Rivelino (Gabriel Knox), Sandra (Gleici Damasceno) e Paulo (Adanilo), três amigos de infância que cresceram na periferia de Rio Branco, capital do Acre. O trio se reencontra a partir de uma tragédia em comum. Em um contexto trágico, o longa apresenta a periferia da Amazônia urbana, as fronteiras entre cidade e floresta, utilizando elementos do realismo fantástico. Abordando os conflitos de uma sociedade em transformação e impactada de forma violenta com a chegada do crime organizado do sudeste do Brasil. A obra é inspirada no romance de mesmo nome escrito por Sérgio de Carvalho.

A música paraense invade a Rua Barroso com a exibição de “Terruá Pará”, de Jorane Castro, no domingo (29), às 18h15. Vencedor do In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical neste ano, a obra conduz o espectador a um profundo mergulho na diversidade da música amazônica, proporcionando momentos de encantamento e emoção, a partir de depoimentos de personagens fundamentais, como Dona Onete, Manoel Cordeiro, Pio Lobato, entre outros. 

O Cine Casarão Festival se despede com a exibição de “Saudosa Maloca” a partir das 20h. Dirigido por Pedro Serrano e estrelado por Paulo Miklos, o filme inicia em uma mesa de bar onde Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”. Gero Camilo e Gustavo Machado também estão no elenco.

PROGRAMAÇÃO CINE CASARÃO FESTIVAL – RUA BARROSO

Sexta-Feira – 27 de Outubro
“O Dia que te Conheci”, de André Novais de Oliveira – 20h

Sábado – 28 de Outubro
“A Festa de Léo”, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo – 19h30
“Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho – 21h30

Domingo – 29 de Outubro
“Terruá Pará”, de Jorane Castro – 18h15
“Saudosa Maloca”, de Pedro Serrano – 20h00