Como  as  mulheres  são  representadas  no  cinema  e  TV?  Existe  igualdade  no  mercado audiovisual?  Curso  online  ao  vivo  promovido  pelo  Centro  Cultural  b_arco  em  sua programação online, traz debates sobre a presença de mulheres no audiovisual.  Lorenna  Montenegro,  crítica  de  cinema,  roteirista,  jornalista  cultural  e  produtora  de conteúdo, com mais de 15 anos de atuação na área, irá ministrar o curso “Construção de personagens femininas e representatividade no audiovisual” (clique aqui para se inscrever).

Nas  aulas,  que  acontecem  de  29  de  março  a  1 de  abril  de  2021  ao  vivo  através  de videoconferências, Lorenna irá partir da análise de filmes, personagens e reflexões sobre o olhar no audiovisual para pensar como as mulheres são representadas no cinema, assim como a representatividade no mercado audiovisual.

O curso pretende refletir sobre questões vinculadas tanto à linguagem cinematográfica em si – abordando conceitos como filmologia feminista, olhar masculino, tropes problemáticos e outros – quanto à produção audiovisual em nossos tempos, apresentando ações de ativismo e de luta pela igualdade de gênero no mercado audiovisual.

Sobre a professora

Lorenna Montenegro é crítica de cinema, roteirista, jornalista cultural e produtora de conteúdo, com mais de 15 anos de atuação na área. É uma Elvira, o Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema que possui integrantes por todo o país. Também participou do coletivo ManiFesta, que congrega mulheres cis e trans do Audiovisual Brasileiro que atuam como técnicas, atrizes e realizadorxs. Formada em Produção Audiovisual na PUCRS, ministra oficinas e cursos sobre crítica, história e estética do cinema e vídeo em diversos espaços, além de participar como júri e palestrante de mostras e festivais.

Sobre o  Centro Cultural  b_arco

Centro  Cultural  b_arco  é um centro cultural contemporâneo criado para integrar as diferentes áreas da cultura. Um lugar de debate, reflexão e criação que há mais de 14 anos fomenta o intercâmbio permanente entre publico, artistas e agentes culturais.

com informações de assessoria