O Movimento de Mulheres Olga Benário promove uma programação especial nesta semana em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A Semana do Feminismo, que acontece a partir desta terça-feira, 21 de julho, até o sábado, 25, promete movimentar a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com debates, oficinas, sarau e exibições de filmes sobre a questão da mulher. Todas as atividades são gratuitas.

Os longas-metragens escolhidos refletem os temas da programação da semana, que pretende abordar o feminismo interseccional – transfeminismo, feminismo lésbico, feminismo negro e feminismo de classe. Entre os filmes, estão duas produções do diretor Pedro Almodóvar, “A Lei do Desejo” (1987), em que Carmen Maura vive uma transexual, e “Tudo Sobre Minha Mãe” (1999). A programação também conta com os documentários “Libertem Angela Davis” (2014), de Shola Lynch, sobre uma ativista negra norte-americana, e o brasileiro “25 de Julho: Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa” (2013), de Avelino Regicida. Completa a lista o drama “Minha Vida em Cor-de-Rosa” (1997), de Alain Berliner.

• Leia também: Feminismo em alta no cinema

A programação completa com todas as sessões, debates e mesas-redondas está disponível na página do evento no Facebook. As atividades devem acontecer na Associação dos Docentes da Ufam (ADUA). Os horários dos filmes você confere a seguir:

  • 21/7 (terça) – 14h “Libertem Angela Davis”, de Shola Lynch
  • 22/7 (quarta) – 10h – “A Lei do Desejo”, de Pedro Almodóvar
  • 22/7 (quarta) – 13h – “25 de Julho: Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa”, de Avelino Regicida
  • 23/7 (quinta) – 13h – “Minha Vida em Cor-de-Rosa”, de Alain Berliner
  • 23/7 (quinta) – 15h – “Tudo Sobre Minha Mãe”, de Pedro Almodóvar