Os legais…

Jack Marshall em “Força Aérea 1” (1997)

Harrison Ford como o presidente em Força Aérea 1

Em “Força Aérea 1“, Harrison Ford é o presidente James Marshall. Além de defender os valores da honra, pátria e família (sem parecer mala por causa disso), o cara ainda é bom de briga e defende seu avião e país do extremista russo Ivan Korshunov (Gary Oldman). Nada como relembrar um filme dos anos 1990 que mistura ação e política e no qual terroristas podem simplesmente ser chutados para fora de aviões pelo presidente dos Estados Unidos. Um mundo mais simples.

Merkin Meffley em “Dr. Fantástico” (1964)

Merkin Meffley em "Dr. Fantástico"

Nada como ter autocontrole em momentos de crise. É exatamente isso que Merkin Meffley tem (até demais) na comédia de humor negro em que um míssil atômico é lançado dos Estados Unidos para a Rússia por engano. É hilário ver Peter Sellers como o presidente americano, ligando para o presidente russo e explicando, como quem conta um acidente de carro, sobre os mísseis. Mas como uma andorinha só não faz verão, o Presidente Meffley não tinha lá uma grande equipe de suporte, a exemplo do “ex” nazista Dr. Strangelove (também interpretado por Sellers).

Franklin D. Roosevelt em “Um Final de Semana em Hyde Park” (2012)

Franklin D. Roosevelt em "Um Final de Semana em Hyde Park"

Se há algo que nos comove, é ver que uma grande figura de liderança possui imperfeições tal como nós. O que a torna impressionante é justamente a superação desses problemas e a capacidade de continuar “gente como a gente”. Esse é o perfil do presidente Franklin D. Roosevelt (Bill Mirray) em “Um Final de Semana em Hyde Park“. Ao receber o Rei George e a Rainha Elizabeth nos EUA, o presidente bonachão mostra sua personalidade, servindo aos monarcas cachorro-quente e criando um laço com o rei inseguro e gago ao explicar que ele próprio tem uma deficiência por conta da poliomielite que teve na infância. E quem quer que tenha pensado que colocar Bill Murray como presidente seria legal, estava certo.

Laura Roslin em “Battlestar Galactica” (2004-2009)

Laura Roslin em "Battlestar Galactica"

Ok, trata-se originalmente de uma série, mas como “Battlestar Galactica” também envolveu alguns telefilmes, não poderíamos deixar de citar a presidente Laura Roslin (Mary McDonnell). O motivo? Ela se torna uma líder interplanetária, digamos assim, por estar a bordo da nave Galactica quando a mesma leva um grupo de humanos para longe da Terra após um ataque inimigo feito pelos Cylons. Ela foi secretária de educação, lutou contra um câncer, esteve atenta às demandas sociais da nave e mais atenta ainda aos conspiradores, além de ser uma importante liderança junto ao Almirante Bill Adama (Edward James Olmos). Desce pra Terra, Roslin!

Dave Kovic em “Dave – Presidente por um Dia” (1993)

Dave Kovic em "Dave - Presidente por um Dia"

Um presidente que veio de baixo, que é gente como a gente e entende nossos problemas como grandes figurões podem só imaginar. Esse é Dave Kovic (Kevin Kline). O único problema é que em “Dave – Presidente por um dia“, ele não era o líder da nação pra valer, mas um sósia contratado pelo serviço secreto para cobrir a figura verdadeira, que entra em coma após se “empolgar” com a amante num encontro. O Dave “do bem” checa o uso do dinheiro dos impostos para ajudar projetos sociais, cria um programa de empregos para quem quer trabalhar e (spoiler) mesmo quando revelado que ele não é o presidente de verdade, decide entrar para a política. Tem meu voto.


… e um que ninguém merece!

Dwayne Elizondo Mountain Dew Herbert Camacho em “Idiocracia” (2006)

Dwayne Elizondo Mountain Dew Herbert Camacho em "Idiocracia" (2006)

Num futuro que em a capacidade intelectual humana está reduzida aos níveis mais baixos, nada mais natural que um presidente descrito como “estrela pornô e campeão de luta livre”. Esse é o presidente Camacho (Terry Crews, conhecido popularmente como “o pai do Chris” em “Todo Mundo Odeia o Chris”). Não é por acaso que, em “Idiocracia”, ele precisa da ajuda de humanos dos anos 2000 para se tocar que plantações devem ser regadas com água, e não com refrigerante genérico. Sua boca suja e a burrice extrema, no entanto, talvez até apelasse a alguns eleitores de hoje…