De acordo com o site Torrent Freak, dos 36 filmes indicados ao Oscar 2015, 34 já estão disponíveis para download ilegal. Isso corresponde a 95% das produções que concorrem ao maior prêmio do cinema norte-americano. Vale lembrar que a contagem não inclui documentários e nem filmes estrangeiros. Dos filmes indicados, apenas a animação “Song of the Sea” e o concorrente na categoria Melhor Canção Original “Glen Campbell: I’ll Be Me” ainda não estão disponíveis online.

A possibilidade de assistir ao filme sem ir aos cinemas é uma pedra no sapato dos grandes estúdios que só cresce. Com o anúncio dos filmes a grandes premiações, as buscas por opções de download aumentam na web, gerando uma demanda rapidamente atendida. É o caso do filme “A Teoria de Tudo”, que, segundo o Torrent Freak, teve sua busca mais que quadruplicada depois do Globo de Ouro, que aconteceu no dia 11 de janeiro, e do anúncio de indicação ao Oscar, ocorrido no último dia 15.

O mais curioso é que as cópias disponíveis para download não são apenas versões de qualidade inferior, filmadas no interior de salas de cinema; tratam-se de cópias similares a de um DVD original, provavelmente screeners (DVDs enviados para críticos, jurados de prêmios e profissionais da indústria). Isso dá uma nova dimensão ao “mercado” da pirataria como algo que também parte de quem supostamente deveria combatê-la.