Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1970, “Z” será o clássico da edição 2018 do Festival de Varilux de Cinema Francês. A exibição da obra-prima do diretor Costa-Gavras no Cinépolis do Shopping Ponta Negra será realizada no dia 10 de junho em sessão legendada a partir das 19h. As entradas já estão à venda nas bilheterias do complexo e no site Ingresso.com.

Tendo como trama principal o assassinato de um político liberal (Yves Montand), simulando um acidente, “Z” retrata o caso Lambrakis. Ato acontecido, na Grécia, no início da década de 60, no qual a investigação sobre a morte do político foi, escandalosamente, encoberta por uma rede de corrupção e ilegalidade pela polícia e pelo exército. O elenco conta com Yves Montand, Jean-Louis Trintignant, Jacques Perrin e Irène Papas.

“Z” chegou a ser censurado no Brasil durante dez anos pelo regime militar. Em 1980, estreou no país, porém, causou nova polêmica: a produção teve classificação indicativa de impróprio para menores de 14 anos, gerando revolta dos exibidores nacionais. No ano passado, o clássico do Festival Varilux foi o musical “Duas Garotas Românticas” com Catherine Deneuve e Françoise Dorléac.

 

Facebook Comments