Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia/Musical, “Pride” enfrentou problemas para ser lançado em DVD e Blu-Ray nos Estados Unidos. Tanto a sinopse quanto a arte feita para a capa do longa tiveram que ser alteradas sendo retiradas as menções ao ativismo gay feito pelos personagens. A Sony Pictures não quis se pronunciar sobre o caso.

Dirigido por Matthew Warchus, “Pride” se passa na Inglaterra durante o ano de 1984 em plena gestão de Margaret Tatcher. Depois do orgulho gay chegar em Londres, um grupo de ativistas gays e lésbicas decide arrecadar dinheiro para enviar às famílias de mineiros em greve. Mas a União Nacional dos Mineiros parece um pouco constrangida em receber esta ajuda. Os ativistas não perdem o ânimo, decidem entregar a doação pessoalmente e partem em direção ao País de Gales. Assim começa a história improvável de dois grupos que não tinham nenhuma relação, mas se uniram em prol de uma causa. Bill Nighy, Imelda Staunton, Paddy Considine integram o elenco do projeto.

Sem previsão de estreia no Brasil, “Pride” venceu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz no British Independent Awards.