O cinema mundial perdeu Lewis Gilbert. Consagrado por comandar três importantes filmes da série “James Bond”, o diretor morreu aos 97 anos de idade, nesta terça-feira (27), e recebeu homenagens de nomes como Peyton Reed (“Homem-Formiga”) e o apresentador britânico, David Williams. As informações são do site Deadline.

Lewis Gilbert começou a carreira como ator ainda na infância em 1933 no longa “Dick Turpin” e, seis anos depois, era o assistente de Alfred Hitchcock em “A Estalagem Maldita”. Iniciou a trajetória de diretor em 1954 com “Os Bons Morrem Cedo”. Após muitos filmes sem expressão, o britânico se destacou ao comandar “Alfie”, em 1966. Pelo trabalho ao lado de Michael Caine, conquistou uma indicação ao Globo de Ouro.

Os maiores sucessos da carreira foram dentro da série James Bond ao comandar três filmes: “Com 007 Só Se Vive Duas Vezes”, “007 – O Espião que me Amava” e “007 Contra o Foguete da Morte”. O primeiro com Sean Connery e os demais com Roger Moore interpretando o agente secreto. O último longa da carreira de Lewis Gilbert foi “Ilusões Perigosas”, de 1995.