O cinema brasileiro está em alta no Festival de Berlim 2018. Neste sábado, duas produções nacionais venceram prêmios na Mostra Panorama: “O Processo”, documentário sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff, e “Aeroporto Central”, de Karim Ainouz. As informações são do site UOL.

Dirigido por Maria Augusta Ramos, “O Processo” ficou em terceiro lugar no prêmio do júri popular dentro da Mostra Panorama, o segundo mais importante da categoria. Com gritos de ‘Fora Temer’ ao término da sessão, o documentário acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos. A diretora passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta Dilma Rousseff do cargo.

Já “Aeroporto Central” saiu ganhador do prêmio concedido pela Anistia Internacional. O documentário acompanha um jovem sírio vivendo no interior do aeroporto de Tempelhof, uma das mais célebres construções do regime nazista, enquanto aguarda as autoridades decidirem sua permanência no país. Um olhar sobre a Berlim contemporânea, acompanhando os sentimentos ambivalentes do protagonista em relação ao não-lugar que ocupa. A produção marcou o retorno de Karim Ainouz ao Festival de Berlim após a participação de “Praia do Futuro”.

Facebook Comments