Vencedoras de prêmios Oscar, as atrizes Julia Roberts e Jodie Foster irão embelezar o tapete vermelho do Festival Internacional de Cinema de Cannes no mês que vem, mas foi Kristen Stewart quem roubou a cena antecipadamente ao ser apelidada de “Rainha de Cannes” nesta quinta-feira (14) pelos organizadores.

Eles anunciaram que “Café Society”, filme de Woody Allen estrelado por Kristen, irá abrir a 69ª edição do festival, que vai de 11 a 22 de maio. A atriz norte-americana também estrela “Personal Shopper”, do diretor francês Olivier Assayas, filme que irá competir pela Palma de Ouro.

“De certa forma, ela é a ‘Rainha de Cannes‘”, disse o diretor do evento, Thierry Frémaux, durante uma cerimônia em um cinema de Champs Élysées, em Paris, na qual revelou a lista de produções que serão exibidas.

Frémaux e sua equipe assistiram 1.869 filmes e selecionaram 49, 20 deles incluídos na competição principal, cujo júri será presidido por George Miller, diretor da franquia “Mad Max”.

Duas produções que devem chamar muita atenção, apesar de estarem fora da competição, são “O Bom Gigante Amigo”, de Steven Spielberg, baseado no romance de Roald Dahl, e o suspense norte-americano “Jogo do Dinheiro”, dirigido por Jodie Foster e estrelado por George Clooney e Julia Roberts.

Se Julia jamais esteve em um filme exibido em Cannes, Jodie estará no festival como diretora pela primeira vez.

Astro em ascensão, o diretor canadense Xavier Dolan, que conquistou o Prêmio do Júri em 2014 com seu “Mommy”, está de volta com “It’s Only the End of the World”.

Jim Jarmusch terá sessão dupla na Riviera com um documentário sobre o cantor Iggy Pop, “Gimme Danger”, e “Paterson”, que irá participar da competição principal.

Pela primeira vez, o vencedor da Palma de Ouro será exibido na cerimônia de encerramento.

A competição principal irá contar com Jean-Pierre, Luc Dardenne e Ken Loach, todos ex-vencedores da categoria.

Pedro Almodóvar, cujo nome surgiu no escândalo de vazamento dos “Panama Papers”, também compete pelo prêmio principal, assim como Paul Verhoeven.

A cerimônia de abertura desta quinta-feira ocorreu após uma manifestação de empregados da indústria do entretenimento, que exigiam melhorias nas condições de trabalho.

da Agência Reuters