Emmanuel Lubezki é o diretor de fotografia do momento. Pelo terceiro ano consecutivo, o mexicano venceu o prêmio do sindicato da categoria, importante termômetro para o Oscar. Desta vez, ele foi reconhecido pelo trabalho em “O Regresso”. A produção, aliás, teve um domingo consagrador, pois, também faturou o Bafta nas categorias de Melhor Filme, Direção para Alejandro González Iñarritu e Ator com Leonardo DiCaprio.

Conhecido pelos colegas de profissão como ‘Chivo’, Emmanuel Lubezki ganhou, nos anos anteriores, por complexos trabalhos em plano-sequências de “Gravidade” e “Birdman”. Em “O Regresso”, o mexicano se destacou pela utilização da luz natural em uma filmagem desgastante feita no Canadá e Argentina. Para as filmagens, ele utilizou a nova câmera Arri Alexa 65, conseguindo realizar sequências impactantes e memoráveis.

O sindicato dos diretores de fotografia ainda premiou a série “Marco Polo” – “The Fourth Step” como melhor da televisão no setor e “Casanova” em filme para TV. Já Adam Arkapaw, por “Macbeth”, e Mátyás Erdély, em “O Filho de Saul”, empataram como revelações do ano.

Facebook Comments