Tradicionalmente, o Cine Set reserva a última semana do ano para indicar quais serão os filmes que serão destaque nos próximos 12 meses.

Não espere aqui todos os blockbusters ou futuros campeões de bilheterias. Muito menos, todos os filmes de diretores conceituados. A ideia é muito mais ser um amplo retrato de filmes capaz de reunir os dois exemplos citados acima junto com outras produções com chances de indicarem tendências no cinema brasileiro, de Hollywood ou no mundo inteiro.

A lista será dividida em três partes e estará em ordem de importância.

Confira a terceira parte:


10) Filme: Dunkirk

Direção: Christopher Nolan

Elenco: Tom Hardy, Cillian Murphy, Mark Rylance, Kenneth Branagh

Sinopse: Baseado na história real da Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, operação militar que aconteceu no início da Segunda Guerra Mundial.

Estreia Prevista no Brasil: 27 de Julho

Pode dar certo: Christopher Nolan está louco para ganhar um Oscar desde “Batman – O Cavaleiro das Trevas”. Ir para um drama sobre a Segunda Guerra Mundial após uma série de filmes de ficção científica e ação mostra bem essa intenção. Ao lado de um super elenco e tecnologia de ponta, o cineasta tenta conciliar o apelo do público e a aprovação da crítica.

Pode dar errado: a grandiosidade e o didatismo excessivo têm atrapalhado Nolan nos últimos trabalhos. Além disso, a Segunda Guerra Mundial já foi explorada de tantas formas no cinema que fica a pergunta: o que Nolan poderia acrescentar a esse universo de filmes?

Wagner Moura9) Filme: Mariguella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo

Direção: Wagner Moura

Elenco: não definido

Sinopse: Cinebiografia de Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro brasileiro que foi assassinado pela ditadura militar em 1969. Adaptação do livro “Marighella – O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo”, de Mário Magalhães. A direção é do ator Wagner Moura, que faz sua estreia na função.

Estreia Prevista no Brasil: 2 de Novembro

Pode dar certo: Wagner Moura é, sem dúvida, o maior nome do cinema brasileiro na atualidade e a estreia dele como diretor será um dos fatos mais curiosos do cinema nacional em 2017.

Pode dar errado: com essa intolerância política crescente no Brasil todos os dias, “Mariguella” deve enfrentar resistência e preconceito por parte do público em modo até maior do que “Aquarius” enfrentou, em 2016.

Silence8) Filme: Silêncio

Direção: Martin Scorsese

Elenco: Liam Neeson, Andrew Garfield, Adam Driver

Sinopse: Século XVII. Dois padres jesuítas portugueses, Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garupe (Adam Driver), viajam até o Japão em uma época onde o catolicismo foi banido. À procura do mentor deles, padre Ferreira (Liam Neeson) os jesuítas enfrentam a violência e perseguição de um governo que deseja expurgar todas as influências externas.

Estreia Prevista no Brasil: 2 de Fevereiro

Pode dar certo: este é o tão sonhado épico que Martin Scorsese pretendia fazer a quase duas décadas. Ver Liam Neeson voltar a fazer filmes mais adultos ao lado dos promissores Andrew Garfield e Adam Driver é para ficar animado.

Pode dar errado: “Silence” chegou com a possibilidade de mexer na estrutura do Oscar 2017 para brigar pesado com “La La Land” e “Moonlight”. Infelizmente, o filme de Scorsese não teve o impacto tão aguardado e pode acabar sem o devido destaque na temporada de premiações.


7) Filme: A Bela e a Fera

Direção: Bill Condon

Elenco: Emma Watson, Dan Stevens, Luke Evans

Sinopse: Moradora de uma pequena aldeia francesa, Bela (Emma Watson) tem o pai capturado pela Fera e decide entregar sua vida ao estranho ser em troca da liberdade do progenitor. No castelo ela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera é na verdade um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana.

Estreia Prevista no Brasil: 16 de Março

Pode dar certo: “A Bela e a Fera” é uma história tão encantadora que fica impossível não se envolver com o retorno do filme para os cinemas, o que garante um sucesso de bilheteria fácil. Ter Emma Watson, uma das estrelas de Hollywood mais admiradas na atualidade tanto pelo talento quanto pelo engajamento social, contribui ainda mais todo o frisson em relação ao projeto.

Pode dar errado: o trailer que encantou o mundo também trouxe uma preocupação: o filme será uma adaptação ou apenas a transposição sem personalidade do desenho em live action?


6) Filme: A Liga da Justiça

Direção: Zack Snyder

Elenco: Ben Affleck, Henry Cavill, Ezra Miller, Gal Gadot, Ray Fisher, Jason Momoa

Sinopse: Impulsionado pela restauração de sua fé na humanidade e inspirado pelo ato altruísta do Superman (Henry Cavill), Bruce Wayne (Ben Affleck) convoca sua nova aliada Diana Prince (Gal Gadot) para o combate contra um inimigo ainda maior, recém-despertado. Juntos, Batman e Mulher-Maravilha buscam e recrutam com agilidade um time de meta-humanos, mas mesmo com a formação da liga de heróis sem precedentes – Batman, Mulher-Maraviha, Aquaman (Jason Momoa), Cyborg (Ray Fisher) e The Flash (Ezra Miller) -, poderá ser tarde demais para salvar o planeta de um catastrófico ataque.

Estreia Prevista no Brasil: 16 de Novembro

Pode dar certo: a DC Comics teve duas lições em 2016 (“Batman Vs Superman” e “Esquadrão Suicida”) para aprender a fazer um filme decente. A reunião de Batman, Superman, The Flash, Mulher-Maravilha, Aquaman tem tudo para dar certo caso as mudanças necessárias tenham sido feitas.

Pode dar errado: Zack Snyder é o diretor.

Crítica: Star Wars - Episódio VII: O Despertar da Força (COM SPOILERS!)5) Filme: Star Wars VIII

Direção: Rian Johnson

Elenco: Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Adam Driver

Sinopse: não divulgada

Estreia Prevista no Brasil: 17 de Dezembro

Pode dar certo: “O Despertar da Força” e “Rogue One” provaram que “Star Wars” está mais vivo do que nunca e o oitavo episódio deve se tornar o campeão de bilheteria de 2017. E as possibilidades abertas pelo longa de J.J Abrams animaram demais os fãs da saga.

Pode dar errado: mesmo tendo sido adorado pelos fãs, “O Despertar da Força” nada mais é que uma junção de “Uma Nova Esperança” com “O Império Contra-Ataca” com novos personagens. O oitavo filme precisa mostrar autonomia e capacidade de fazer a história ganhar novos contornos. Para piorar, o filme ainda terá que encontrar alguma solução para a princesa Leia após a morte de Carrie Fisher.


4) Filme: La La Land – Cantando Estações

Direção: Damien Chazelle

Elenco: Emma Stone, Ryan Gosling, John Legend

Sinopse: Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.

Estreia Prevista no Brasil: 19 de Janeiro

Pode dar certo: desde o Festival de Veneza, “La La Land” está apontado como o grande favorito ao Oscar 2017. Elogios da crítica, sucesso de público nas bilheterias americanas, o filme conta com talentoso e promissor Damien Chazelle na direção e uma dupla carismática – Emma Stone e Ryan Gosling – na liderança do projeto.

Pode dar errado: independente de qual filme for, o musical sempre é um gênero desprezado por grande parte do público. “La La Land” ainda terá que enfrentar a resistência de ser o favorito ao Oscar. Haters gonna hate.

Resultado de imagem para Blade Runner 2049
3) Filme: Blade Runner 2049

Direção: Denis Villeneuve

Elenco: Ryan Gosling, Harrison Ford, Ana de Armas

Sinopse: Trinta anos após os acontecimentos do primeiro filme, a humanidade está novamente ameaçada, e dessa vez o perigo pode ser ainda maior. Isso porque o novato oficial K (Ryan Gosling), desenterrou um terrível segredo que tem o potencial de mergulhar a sociedade no completo caos. A descoberta acaba levando-o a uma busca frenética por Rick Deckard (Harrison Ford), desaparecido há 30 anos.

Estreia Prevista no Brasil: sem previsão

Pode dar certo: Denis Villeneuve é o diretor do momento em Hollywood após o excelente “A Chegada”. Ryan Gosling é o ator do momento após “La La Land”. E Harrison Ford é a nostalgia do momento após “Star Wars – O Despertar da Força”. Logo, a sequência de “Blade Runner” está nas melhores mãos possíveis.

Pode dar errado: há como o filme ser melhor que o original? “Blade Runner” marcou época, deu o tom das ficções científicas dos anos 1980 em diante e trouxe um final memorável. Superar isso é tarefa quase impossível.

Resultado de imagem para Sérgio Moro
2) Filme: Polícia Federal – A Lei é Para Todos

Direção: Marcelo Antunez

Elenco: Marcelo Serrado, Flávia Alessandra, Antônio Calloni

Sinopse: Inspirado em fatos reais sobre a Operação Lava-Jato, uma série de investigações sobre a corrupção no Brasil. Marcelo Serrado interpreta o juiz Sérgio Moro.

Estreia Prevista no Brasil: maio de 2017

Pode dar certo: sem dúvida, será o filme brasileiro mais polêmico do ano. Fazer um longa sobre a Operação Lava-Jato enquanto ela ainda está em curso e cheia de revelações a serem feitas é uma ousadia tremenda e arriscada. Prepare-se para muitas discussões acaloradas perto do lançamento do longa.

Pode dar errado: ao lado de Roberto Santucci, Marcelo Antunez realizou “obras-primas” do cinema nacional como “Um Suburbano Sortudo”, “Até que a Sorte nos Separe 3” e “Qualquer Gato Vira-Lata”, o que o torna um nome para lá de questionável para fazer um filme de temática tão importante. Outro ponto preocupante é se o filme será capaz de trazer os diversos pontos de vista sobre a operação ou ficará apenas no endeusamento das autoridades como fez o péssimo “Em Nome da Lei”.

haneke1) Filme: Happy End

Direção: Michael Haneke

Elenco: Isabelle Huppert, Jean-Louis Trintignant, Mathieu Kassovitz

Sinopse: Filme irá trazer uma família francesa bem-sucedida vivendo em uma privilegiada bolha, desconhecendo os problemas enfrentados pela crise migratória na Europa.

Estreia Prevista no Brasil: segundo semestre de 2017

Pode dar certo: Haneke. Crise da imigração. Europa na atualidade. Isabelle Huppert. Candidato a obra-prima? 

Pode dar errado: ganhador três vezes da Palma de Ouro de Cannes e um dos maiores diretores do cinema mundial na atualidade, Michael Haneke sempre nos deixa em total expectativa pelo próximo filme. Talvez justamente isso pode nos fazer decepcionar se colocarmos o filme em constante grau de comparação com obras como, por exemplo, “Amor”, “Violência Gratuita”, “Caché” e “A Professora do Piano”.

VEJA O CALENDÁRIO COMPLETO:

Os Filmes Mais Aguardados de 2016: Parte I – Segunda-Feira (26/12)

Os Filmes Mais Aguardados de 2016: Parte II – Terça-Feira (27/12)