O diretor Ridley Scott, que atualmente se encontra com a carreira reenergizada graças ao sucesso de “Perdido em Marte”, falou ao site IGN sobre sua intenção de manter controle sobre as continuações de “Prometheus” (2012). Demonstrando um pouco de arrependimento por não ter ficado de olho na franquia “Alien”, iniciada por ele com seu filme de 1979, Scott agora quer corrigir o que ele percebe como um erro em sua carreira. “Prometheus”, vamos lembrar, foi criado como uma prequel para o primeiro “Alien”, mas sua história evoluiu numa direção própria.

“Estou tentando guardar isso aqui para mim”, disse Scott. “Eu deixei o outro [a franquia “Alien”] escapar de mim, e não devia ter feito isso”. As continuações de “Alien” foram dirigidas por cineastas de destaque: James Cameron, David Fincher e Jean-Pierre Jeunet, mas apenas o filme de Cameron, o segundo – “Aliens: O Resgate” (1986) – é universalmente aceito pelos fãs e público.

Essa declaração de Scott vai ao encontro da recente notícia sobre a produção de “Alien 5”, a ser dirigido por Neill Blomkamp. O projeto foi recentemente colocado em hiato e o estúdio 20th Century Fox só deverá retomá-lo quando Scott terminar com a sua franquia “Prometheus”. A primeira continuação, intitulada “Alien: Paradise Lost” (já retomando o título da franquia), começará a ser rodada em fevereiro de 2016 para uma estreia em 2017.

Scott também falou sobre a forma como “Prometheus” e suas prováveis duas continuações vão se relacionar com a franquia “Alien”: “Vou tentar ressucitar o monstro e deixá-lo de fora um pouco porque vou acabar chegando ao começo do primeiro ‘Alien’. Vou começar a filmar em fevereiro, e já comecei até, então já sei sobre o que é o roteiro. Então vai haver mais um depois dele e talvez cheguemos ao começo do ‘Alien 1’, com um ‘por que?’. Quem iria criar uma coisa tão terrível?”.