O cineasta Robert Zemeckis, realizador da trilogia “De Volta para o Futuro” e vencedor do Oscar por “Forrest Gump: O Contador de Histórias” (1994), não teve papas na língua ao ser perguntado sobre a possibilidade de Hollywood mexer na sua clássica história de viagens no tempo. Numa conversa com o site inglês The Telegraph, Zemeckis jurou que um remake ou reboot da trilogia não ocorrerá enquanto ele estiver vivo.

Quando perguntado se ele consentiria a possibilidade de uma refilmagem, o cineasta de 63 anos respondeu: “Oh, não! Isso não pode acontecer a não ser que eu e Bob [Gale, co-roteirista da trilogia junto com Zemeckis] estejamos mortos. E mesmo assim tenho certeza de que eles fariam [o remake], a não ser que haja um meio dos nossos herdeiros impedirem”.

Zemeckis prosseguiu: “Para mim, é uma ideia ultrajante. Especialmente porque se trata de um ótimo filme. É como dizer ‘Vamos refilmar Cidadão Kane’. Quem vamos chamar para interpretar Kane? Que insanidade é essa? Por que alguém faria isso?”.

O contrato original assinado lá em 1984 por Robert Zemeckis e Bob Gale com o estúdio Universal e a produtora de Steven Spielberg, a Amblin Entertainment, estipula que os dois têm a palavra final sobre qualquer projeto relacionado à marca “De Volta para o Futuro”, e assim o será enquanto eles viverem. Ainda na mesma conversa, Zemeckis falou que um remake da franquia seria um sucesso garantido graças à base estabelecida de fãs da trilogia. “É um título que se vende por si mesmo. Mas já imaginou se eles [os produtores do eventual remake] se derem mal?”, concluiu com um sorriso.

No momento, Robert Zemeckis se prepara para lançar seu novo filme, “The Walk”, baseado na história de Philippe Petit, o francês que caminhou numa corda bamba entre as torres do World Trade Center em 1974. “The Walk” é estrelado por Joseph Gordon-Levitt e será lançado no final do ano.