O Festival de Telluride, realizado na cidade americana homônima, no estado de Colorado, divulgou sua programação nesta quinta-feira, dia 3, véspera do início da edição deste ano. A seleção traz desde apostas para o Oscar, como Carol, de Todd Haynes, e a cinebiografia Steve Jobs, dirigida por Danny Boyle, a títulos incluídos em outros festivais, como Aliança do Crime, com Johnny Depp, e Beasts of No Nation, longa de Cary Fukunaga (True Detective) adquirido pelo Netflix.

Realizado no meio do cronograma de festivais internacionais de peso, como Toronto e Veneza, Telluride tem tradição no calendário americano, com um histórico de revelar nomes como Michael Moore e Robert Rodriguez. Este ano, como de costume, alguns títulos aguardados farão suas pré-estreias mundiais na programação, como o novo documentário de Charles Ferguson (Trabalho Interno), Time to Choose, sobre o aquecimento global, e o drama histórico Suffragette, com Carey Mulligan, que retrata o movimento pelo voto feminino.

Entre os destaques da seleção, está ainda o documentário Amazing Grace, filme de Sidney Pollack (1934-2008) finalizado postumamente. O registro acompanha as gravações do disco de gospel de Aretha Franklin em 1972, um projeto que ficou engavetado por conta de dificuldades na sincronização de som. Há ainda a animação em stop motion Anomalisa, de Charlie Kaufman (Sinédoque, Nova York) e Duke Johnson; 45 anos, drama do diretor Andrew Haigh (Weekend) estrelado por Charlotte Rampling; e Táxi Teerã, do iraniano Jafar Panahi (O Balão Branco).

Na programação paralela, o festival vai exibir uma versão restaurada de Os Nibelungos – A Morte de Siegfried, filme mudo de Fritz Lang de 1924 dividido em duas partes, com duração total de 275 minutos.

Da seleção, já têm lançamento garantido no Brasil: Carol (Mares, dezembro), He Named Me Malala (Fox, 19/11), Steve Jobs (Universal, 21/1/2016), Aliança do Crime (Warner, 12/11), Rams (Imovision, 26/11), 45 anos (Imovision, 22/10) e Táxi Teerã (Imovision, 19/11).

O festival desta sexta até o dia 7. Confira a programação completa aqui.

do site Filme B

Facebook Comments