Forte indicativo para o Oscar, o Festival de Toronto consagrou “The Imitation Game” como o Melhor Filme. Produção estrelada por Benedict Cumberbatch venceu como o mais votado pelo público do evento caracterizado pela falta de jurados. O segundo lugar ficou com “Learning to Drive”, romance protagonizado por Ben Kingsley e Patricia Clarkson. Ao todo, 300 longas de 79 países foram exibidos os dez dias de festa no Canadá.

O prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (Fipresci) na categoria de Apresentações Especiais foi para “Time Out of Mind” (EUA), de Oren Moverman. Já o do programa Discovery foi para Abd Al Malik por “Qu’Allah bénisse la France!” (França).

Dirigido pelo norueguês Morten Tyldum, “The Imitation Game” traz a história do matemático britânico Alan Turing, responsável por decodificar o código secreto utilizado pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Filme ainda mostra a forma como o protagonista lida com a homossexualidade nesse período tenso da história.

O Festival de Toronto tem a fama de premiar produções que acabam ganhando o Oscar. “Quem Quer Ser um Milionário?” (2008), “O Discurso do Rei” (2010) e “12 Anos de Escravidão” (2014) foram os casos em que o Melhor Filme de ambas premiações coincidiram. Em outros anos, longas que acabaram ganhando destaque no Canadá tiveram destaque na festa de Hollywood como, por exemplo, “Preciosa” (2009) e “O Lado Bom da Vida” (2013).