EQUIPE CINE SET – MELHOR FILME

  1. O Som ao Redor – 67 PONTOS
  2. Antes da Meia-Noite – 66 PONTOS
  3. Amor – 57 PONTOS
  4. Azul é a Cor Mais Quente – 53 PONTOS
  5. A Caça – 44 PONTOS

melhor filme cine set 2013 caio pimentaCaio Pimenta

  1. O Som ao Redor
  2. Azul é a Cor Mais Quente
  3. Antes da Meia-Noite
  4. A Caça
  5. Capitão Phillips
  6. Gravidade
  7. Frances Ha
  8. No
  9. Tatuagem
  10. Dentro de Casa

Comentários:

(In)segurança pública, expansão imobiliária, isolamento social, autoritarismo, racismo… “O Som ao Redor” retrata o Brasil. É Recife, mas poderia ser Porto Alegre, Natal, Goiânia, São Paulo, Manaus. O cotidiano das nossas vidas jogado para a análise na tela do cinema. Obrigatório de ser visto como estudo sociológico de uma nação.

A transformação de uma garota a partir da descoberta sexual sem estereótipos junto com a atuação única de Adéle Exarchopoulos fazem de “Azul é a Cor Mais Quente” candidato a futuro clássico. “Antes da Meia-Noite” somente mantém o nível da série, enquanto “A Caça” debate o poder de uma acusação falsa sobre a vítima, algo tão comum nos dias de hoje.

Em uma temporada de blockbusters fracos, “Capitão Phillips” e “Gravidade” mostram que existe vida inteligente em Hollywood. Já o lado criativo do cinema americano surge da turma independente como em “Frances Ha”.

Argentina e México? Não senhor! É o Chile quem dominou o cinema da América Latina e o maior exemplar do país veio com “No”. Ao lado de “O Som ao Redor”, “Tatuagem” mostra o quanto Pernambuco é o local do melhor cinema brasileiro. Para encerrar, o belo roteiro de “Dentro de Casa” conta com o auxílio da direção de François Ozon e das ótimas atuações de Fabrice Luchini e Kristen Scott Thomas.

Menções honrosas: “O Lado Bom da Vida”, “Django Livre”, “Amor”, “César Deve Morrer”, “A Hora Mais Escura”, “Killer Joe”, “O Mestre”, “Star Trek – Além da Escuridão”, “Bling Ring”, “Tabu”, “Rush”, “Serra Pelada”, “Blue Jasmine”, “Cine Holliúdy”, “Mataram Meu Irmão” e “Bernie”.

melhor filme 2013 cine set diego bauerDiego Bauer

  1. Killer Joe – Matador de Aluguel
  2. A Caça
  3. Azul é a Cor Mais Quente
  4. Tatuagem
  5. Amor
  6. Antes da Meia-Noite
  7. O Som ao Redor
  8. O Mestre
  9. Os Suspeitos
  10. A Hora Mais Escura

Comentários:

Menções honrosas em ordem decrescente de preferência: Blue Jasmine, Gravidade, Bling Ring: A Gangue de Hollywood, Rush – No Limite da Emoção, Capitão Phillips, O Voo, Terapia de Risco, Frances Ha, Os Miseráveis, As Sessões e Detona Ralph.

Killer Joe pode até ser meio imperfeito em alguns detalhes, mas a esquisitice/bizarrice desse filme é algo inesquecível, uma obra infernal que só poderia vir da cabeça doentia de William Friedkin. O filme mais angustiante do ano, A Caça é recheado de qualidades. Uma grande atuação de Mads Mikkelsen, roteiro e direção impecáveis de Thomas Vinterberg. Mas isso ainda é pouco pra definir o quanto esse filme é potente. Muito mais que qualquer cena de sexo, Azul É A Cor Mais Quente impacta pela relação aberta entre Adele e Emma, pela verdade crua colocada na tela através de closes que trazem atuações memoráveis orquestradas por uma grande direção.

Pernambuco é a capital do que há de melhor no cinema brasileiro. Isso todo mundo sabe. Mas nem todo mundo conhece Tatuagem, o melhor filme brasileiro de 2013, que reúne um diretor e um talentoso elenco em trabalhos inspiradíssimos. Cineasta da crueldade, Haneke surge ainda mais cruel em Amor. Justamente pelo fato de mostrar a crueldade da natureza, da velhice, resultando num trabalho tão belo quanto devastador. Mesmo que Antes do Pôr do Sol seja um grande filme, ainda assim foi surpreendente ver a qualidade deste terceiro capítulo, que trazendo a maturidade da relação de Jesse e Celine, faz com que este seja o melhor capítulo da trilogia.

Talvez o mais maduro de todos os filmes desta lista, O Som ao Redor, do ótimo Kléber Mendonça Filho, estabelece-se como um norte para o cinema brasileiro, um exemplo a ser seguido tanto estética como artisticamente falando. O estilo de Paul Thomas Anderson pode até deixar as coisas um pouco difíceis em certos momentos, mas não há como negar que O Mestre possui a assinatura de um dos maiores autores de sua geração, calcado nas melhores atuações do ano.

Os Suspeitos, estreia de Denis Villeneuve em Hollywood, nos remete ao início de carreira de David Fincher. E sei que vocês entendem que isso é um puta elogio. Excelente trabalho que resulta no, de longe, melhor suspense do ano. Deve ter sido o inferno fazer A Hora Mais Escura. Filme longo, sobre investigações mais ligadas a papeladas do que tiros, polêmicas… E ver o resultado final é a prova que Kathryn Bigelow é um dos maiores talentos de Hollywood.

melhor filme 2013 cine set ivanildo pereiraIvanildo Pereira

  1. Amor
  2. O Mestre
  3. Django Livre
  4. O Som ao Redor
  5. Antes da Meia-Noite
  6. A Caça
  7. Gravidade
  8. Os Suspeitos
  9. Killer Joe – Matador de Aluguel
  10. Tatuagem

Comentários

Dentre todos os filmes lançados no circuito nacional em 2013, esses foram os 10 que mais me impressionaram e/ou emocionaram. Do suspense de Os Suspeitos até a ousadia de Tatuagem, da insanidade de Killer Joe à devastação emocional de A Caça, foi um ano de emoções intensas.

Gravidade despertou minha imaginação a ponto de me fazer voar pelo espaço e Antes da Meia-Noite representou um reencontro com dois velhos amigos – e mesmo sabendo da “maldição dos filmes número 4” (conceito meu), ainda espero revê-los novamente. Quentin Tarantino recriou novamente a história com seu Django e Kleber Mendonça Filho contrapôs o velho Recife da sua juventude com o novo Recife em O Som ao Redor, e ambos criaram experiências memoráveis.

E não há outro filme na história do cinema como O Mestre – só um cineasta muito especial como Paul Thomas Anderson poderia tê-lo feito. Assim como só Michael Haneke, com seu rigor e visão praticamente cirúrgica, poderia ter feito Amor, um dos filmes mais poderosos dos últimos anos.

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Renildo Rodrigues

  1. Antes da Meia-Noite
  2. Azul é a Cor Mais Quente
  3. Capitão Phillips
  4. Gravidade
  5. Amor
  6. Django Livre
  7. O Som ao Redor
  8. A Hora Mais Escura
  9. Blue Jasmine
  10. Círculo de Fogo

Comentários

Agora é só alegria! Escolher o melhor filme de 2013 é olhar pra trás e ver o quão rica foi a produção do cinema em 2013, e, o melhor, o quanto essa diversidade também se refletiu na programação dos cinemas, e até – quem diria – nas indicações ao Oscar. Afinal, colocar Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora) e Emmanuelle Riva (Amor) na disputa de Melhor Atriz é no mínimo inusitado.

Para ser fiel a isso, portanto, minha lista inclui desde blockbusters de verão (Círculo de Fogo, o mais interessante do ano, embora Star Trek – Além da Escuridão e O Hobbit – A Desolação de Smaug também valham a conferida) até densas jornadas emocionais (Antes da Meia-Noite, Azul é a Cor mais Quente, Amor), passando pelo western singular de Quentin Tarantino (Django Livre) e a protagonista antológica criada por Woody Allen em Blue Jasmine.

Na fatura, entraram ainda os brilhantes thillers semidocumentais Capitão Phillips e A Hora Mais Escura, bem como a desconcertante experiência sensorial proposta por Alfonso Cuarón em Gravidade. Já o Brasil comparece com o denso e original O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, que o Oscar, infelizmente, deixou escapar.

Infelizmente (desculpem o repeteco), as melhores comédias do ano (É o Fim, lá fora, e Cine Holliúdy, no Brasil) têm problemas que as impedem de figurar na lista, mas eu recomendo ambas com toda a certeza, assim como a animação Detona Ralph e o thriller Rush – No Limite da Emoção, como mais alguns dos bons filmes de 2013.

melhor filme 2013 cine set susy freitasSusy Freitas

  1. Um Estranho no Lago
  2. O Som ao Redor
  3. Segredos de Sangue
  4. Amor
  5. Blue Jasmine
  6. Antes da Meia-Noite
  7. A Caça
  8. A Grande Beleza
  9. Azul é a Cor Mais Quente
  10. Gravidade

Comentários:

Essa é uma lista que tenta abranger os mais diversos motivos para se apontar um filme como um dos melhores do ano. Por mais que a tentação do cinéfilo “roots” seja a de escolher obras as mais exóticas possíveis, é necessário ponderar que o filme é uma unidade multifacetada, que carrega desde aspectos tecnológicos até uma outra coisa nada técnica, mas essencial: a capacidade de encantar.

Esse último ponto justifica a presença de “Gravidade” na lista. Apesar de um roteiro fraco, a construção em nível visual se alia à capacidade de criar empatia entre personagens e público e tornou o filme marcante a partir disso, apelando ao emocional do espectador de maneira mais profunda que a diversão leve das comédias românticas ou filmes de super-herói, por exemplo.

“Antes da Meia-Noite”, “Blue Jasmine” e “Azul é a Cor Mais Quente”, por sua vez, passam longe do uso inventivo de efeitos especiais; trabalham quase que com o básico no quesito tecnologia, mas são extremamente bem elaborados por conta de seus roteiros, das atuações sensíveis ou da pegada da direção, por exemplo. Óbvio que aspectos mais técnicos como iluminação, fotografia e mesmo figurino tem o seu papel no processo de criação, mas frisa-se nesses filmes a capacidade de serem (ou aparentarem ser?) tão simples e, ainda assim, serem inesquecíveis.

“A Caça”, “Amor”, “O Som ao Redor” e “Um Estranho no Lago” são as escolhas que considero menos óbvias em suas propostas, a cota de estranheza da lista. Os quatro trazem uma concisão impressionante na forma: os cortes são muitas vezes secos, nunca há apelações óbvias na exposição dos dramas e os ângulos de câmera estão longe de serem “viajantes”, por exemplo. Tal economia, porém, consegue trabalhar a favor das questões complexas que abordam (as consequências de uma mentira, de uma escolha ou de acontecimentos passados). Isso faz tais filmes serem impressionantes, porque conseguem ser sensíveis ao mesmo tempo em que brincam com a linguagem cinematográfica.

Falando em brincadeiras com a linguagem, “A Grande Beleza” e “Segredos de Sangue” são os que mais claramente curtem essa proposta. Com o domínio de seus diretores, é a garantia de imagens marcantes e originais, fortalecendo imensamente a visualidade nesses filmes. Por sorte, Sorrentino e Park não caíram na armadilha de simplesmente fazerem obras “bonitas”, entregando-se a câmeras e lentes como uma criança numa loja de doces, conseguindo assim formularem filmes belos também em suas narrativas.

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COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DO CINE SET

Cada um dos cinco críticos do Cine SET elegem o seu ‘TOP 10’. Critério leva em conta filmes lançados no circuito comercial do Brasil entre 1o de Janeiro e 31 de Dezembro de 2013.

Para cada lista, fizemos a pontuação semelhante à da Fórmula 1:

1º lugar – 25 pontos

2º lugar – 18 pontos

3º lugar – 15 pontos

4º lugar – 12 pontos

5º lugar – 10 pontos

6º lugar – 8 pontos

7º lugar – 6 pontos

8º lugar – 4 pontos

9º lugar – 2 pontos

10º lugar – 1 ponto

Depois, tudo é somado e chegamos ao resultado final!