O Dia do Livro acontece nesta segunda-feira (23) com uma série de atividades desenvolvidas por instituições como a UEA (curso de teatro), Prefeitura de Manaus (direção do Paço Municipal), IBCEU e intelectuais da cidade. A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também vai participar da iniciativa através do Cine & Vídeo Tarumã com a exibição de projetos em homenagem a William Shakespeare. As sessões seguidas de debate começam a partir das 14h no Auditório Rio Negro, antigo ICHL, no Campus Universitário.

Dirigido pelo mestre Franco Zeffirelli, “A Megera Domada” (1967) abre a programação nesta segunda-feira (23). Estrelado por Elizabeth Taylor e Richard Burton, o longa traz a história de um cavalheiro do século XVI, que ficou pobre, viaja quilômetros atrás de uma esposa rica. Ele encontra uma mulher não só rica como bonita. Tudo ia bem até que ela veio com umas idéias bastante esquisitas, que séculos mais tarde ficariam conhecidas como feminismo. O debate pós-sessão será realizado pela professora de língua inglesa da Ufam, Maria Regina Marques Marinho.

Na quarta-feira (25), o público acompanha “Sonho de uma Noite de Verão” (1999), de Michael Hoffman. Com Michelle Pfeiffer, Kevin Kline, Rupert Everett Scott, Sophie Marceau, Christian Bale e Stanley Tucci, a trama se passa no início do século XX. Demetrius e Lysander são apaixonados por Hermia, que só tem olhos para Lysander. Mas o pai de Hermia quer Demetrius como genro. Helena, por sua vez, queima de amor por Demetrius. Hermia e Lysander decidem fugir da cidade na escuridão da noite. Demetrius, enfurecido, procura os dois, enquanto Helena vai atrás dele. No meio dessa confusão, o rei dos duendes da floresta manda um de seus súditos colocar filtros mágicos nos olhos dos humanos, para que possam enxergar qual o caminho certo a seguir. Mas ele comete um erro, aumentando ainda mais os desencontros amorosos. Sérley Barbosa, Gabryelle Hayek e Giulianna Nery integram o debate.

A versão de “Romeu e Julieta” escolhida pelo cineclube da Ufam traz um especial com a encenação do espetáculo feito pelo grupo teatral Galpão em Londres no ano de 2000, tendo comentários do professor da UEA, Jhon Weyner, na quinta-feira (26). Por fim, na sexta-feira, é a vez do clássico “Ricardo III” dirigido e estrelado por Laurence Olivier. Através de suas habilidades militares, Ricardo (Laurence Olivier) consegue levar seu irmão Eduardo (Cedric Hardwicke) ao trono da Inglaterra. Com o tempo, tomado de inveja do irmão, começa a pensar em uma forma para tomar o trono. Diretor dos curtas “Os Monstros” e “Amém”, o professor de língua inglesa, Bernardo Ale Abinader, debate o filme.