“A Máquina Infernal”, curta de estreia do roteirista Francis Vogner Dos Reis, reimagina a falência de uma fábrica do ponto de vista do empregado, trocando o realismo por um clima de puro terror. O filme foi uma das duas produções brasileiras selecionadas para o Festival de Locarno deste ano, figurando na seção internacional da Leopardos do Amanhã – principal mostra competitiva de curtas do evento.

Nele, Sarah (Carol Castanho) começa a trabalhar numa fábrica que já viu dias melhores e cuja atmosfera parece retirada direto de um conto do escritor Stephen King. Um operário morreu recentemente em um acidente, as máquinas fazem barulhos estranhos, a administração jamais é vista, a ameaça de fechamento é constante e mesmo os empregados demitidos continuam a trabalhar na esperança de um acordo trabalhista.

Sarah tenta ao máximo se integrar a esse ambiente insalubre, chegando a começar um romance com o colega Djalma (Glauber Amaral, da série “O Escolhido”), mesmo sem saber se seu contrato será permanente. No entanto, as máquinas rugem e sua aparente sede de sangue desencadeiam uma série de acontecimentos terríveis.

CINEMA DE GÊNERO COM PROPRIEDADE

“A Máquina Infernal” permite a Reis combinar seus interesses em temáticas sociais e cinema de gênero em um todo coerente. Seu roteiro é preciso ao emprestar elementos e roupagem do terror para descrever situações bastantes reais dos parques fabris brasileiros.

Os personagens, ainda que limitados pelas restrições do curta, são verossímeis de tal forma que, quando um pequeno detalhe os leva para um território perturbador, o impacto é incrível. O maior exemplo disso é Djalma – o clássico trabalhador submisso que continua mostrando devoção à fábrica mesmo depois de um acidente de trabalho que lhe custou uma mão, hoje substituída por uma mão mecânica (algo que referencia tanto James Cameron quanto David Cronenberg).

Combinado com a direção de som de Guile Martins e a trilha sonora claustrofóbica de Miguel Caldas, Reis cria um filme cheio de potencial, ainda que desaponte em um final pouco conclusivo. “A Máquina Infernal” pode deixar várias coisas no ar, mas talvez a mais forte delas seja o desejo de conferir o novo projeto do cineasta.

‘Memória’: Apichatpong Weerasethakul anda em círculos em viagem à Colômbia

Na calada da noite, a protagonista de "Memória", novo filme de Apichatpong Weerasethakul (“Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas”), acorda com um barulho. Ela está desperta e sabe, de forma inata, que nada será como antes. Infelizmente, a mesma sensação...

‘Cop Secret’: ex-goleiro estreia na direção com subversiva sátira aos filmes de ação

O goleiro Hannes Þór Halldórsson se despediu da seleção da Islândia, em setembro deste ano, depois de 10 anos que viram o time alcançar algumas de suas maiores consagrações – a ida à primeira Copa do Mundo em 2018 e chegar às quartas de final da Eurocopa 2016. No...

‘Maligno’: a bem-vinda alquimia macabra de James Wan

Caro leitor, uma perguntinha pra você: quando foi a última vez em que você estava vendo um filme e ficou com a sensação de que não tinha a menor ideia de para onde a história estava indo? Quando foi a última vez em que disse para você mesmo: “não sei para onde isso...

‘Espíritu Sagrado’: sci-fi espanhola de caminhos intrigantes

Em "Espíritu Sagrado", crianças desaparecem, ovnis aparentam estar circulando pelos céus e grandes conspirações se mostram onipresentes. No entanto, no rico microcosmo criado pelo diretor e roteirista Chema García Ibarra, nada é exatamente como parece. Esta...

‘Fantasma Neon’: musical dos trabalhadores invisíveis do Brasil

Se quem canta, seus males espanta, um entregador de comida tem que passar o dia todo cantando pra ter paz. Essa é a premissa de "Fantasma Neon", uma explosão de cor, dança e música que representou o Brasil no Festival de Locarno deste ano. O filme dirigido por...

‘Limbo’: metáfora sobre a negligência aos refugiados

O que é estar no limbo? Em um primeiro momento, podemos pensar que estar no limbo é estar em completo abandono, ostracismo, esquecido, no fundo do poço e sem esperança. A mais recente produção do diretor britânico Ben Sharrock (“Pikadero”) trata desta questão de uma...

‘Stillwater’: Matt Damon brilha em suspense repleto de indecisão

Baseado no caso real de Amanda Knox, "Stillwater" traz a história de Bill Baker (Matt Damon), um pai que viaja de Oklahoma para Marseille, na França, com o intuito de visitar a filha Alisson Baker (Abigail Breslin), presa por um assassinato que afirma não ter...

‘Annette’: Leos Carax instiga público em musical subversivo

*AVISO: o texto contém SPOILERS -- Eu não costumo criar expectativas para filmes. Não costumo assistir trailers e nem mesmo ler sinopses e, embora tenha alguns artistas favoritos e outros nem tanto, assim como todo mundo, sempre assisto qualquer filme partindo do...

‘Caminhos da Memória’: você certamente já viu esse filme antes

É curioso que, para um filme tão interessado em memórias, lembranças e a forma como os seres humanos lidam com elas, Caminhos da Memória seja tão... imemorável.  É a estreia de Lisa Joy na direção, e para quem conhece o trabalho dela como produtora e co-criadora da...

‘A Lenda de Candyman’: terror do racismo em filme nada óbvio

“Você está obviamente no lugar errado”. Esta frase aparece em um letreiro neon em certo momento de “A Lenda de Candyman”. Pode até parecer um mero detalhe da direção de arte, mas, sem sobra de dúvidas, resume bem a mensagem que a diretora e roteirista Nia DaCosta quer...