CRÍTICA DE BOLSO: análises em formatos mais curtos de poucos parágrafos.

Vingadores – A Era de Ultron” mantém a receita de sucesso dos filmes da Marvel: ação com humor. Se o original de 2012 até se continha nas sequências mais agitadas (exceto, claro, a grande batalha de Nova York), aqui, Josh Whedon libera a caixa de ferramentas para criar uma grande oportunidade de ver os heróis em combate. Se isso torna o longa ágil, por outro lado, determinados momentos acabam se tornando cansativos, como, por exemplo, a briga sem fim entre Homem de Ferro e Hulk. Apesar de mais forte, Ultron se mostra um vilão pouco convincente e interessante perto do que foi Loki no primeiro encontro, não chegando a realmente causar temor de que ele consiga ameaçar os heróis.

O humor presente em diversos momentos de “Vingadores – A Era de Ultron” é o grande achado do filme. Ao contrário do que aconteceu nos dois últimos “Homem de Ferro“, há, aqui, um equilíbrio maior capaz de inserir a piada no momento exato. Trechos como a tentativa de ver quem levanta o martelo de Thor ou os heróis caracterizados em uma casa de fazenda simples trazem uma ingenuidade e diversão capazes de tornar o espectador cúmplices daqueles caras.

Quem realmente se destaca em “Vingadores – A Era de Ultron” é a Viúva Negra (Scarlett Johansson), dona de um singelo momento sobre o passado trágico dela. Já Elizabeth Olsen exagera nas caras e bocas de Feiticeira Escarlate, enquanto Aaron-Taylor Johnson está apagado como Mercúrio. Por fim, duas coisas chamam atenção desse novo filme dentro do Universo Marvel: o tom mais sombrio com os temores dos personagens aflorando (pena não haver tempo para realmente desenvolvê-los) e a pegada mais mágica adotada pela série, saindo do tom realista de filmes como “Homem de Ferro” e “Capitão América 2: O Soldado Invernal”.

Longe de ser brilhante, “Vingadores – A Era de Ultron” cumpre sua função de entreter o público. O filme, porém, deixa a sensação de que poderia mais se economizasse em uma ou outra cena de ação.

A crítica completa, COM SPOILERS, você lê nesta sexta-feira (24). Texto será de Diego Bauer.