“Eu vejo você em todos os lugares”, filme húngaro que esteve presente na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, se desenvolve como uma antologia de seis pequenas histórias cuja únicas semelhanças estão em serem trágicas. Os temas variam entre acidentes, violência sexual, transtornos psicológicos, doenças incuráveis, graves desentendimentos familiares.

Para além de seus temas espinhosos, o sentimento que o filme parece buscar em suas diferentes histórias é a culpa, colocando seus personagens em campos de batalha uns contra os outros onde cada um tenta empurrar para o outro a responsabilidade por aquelas situações.

Por trabalhar com temas tão sensíveis, seria natural esperar um filme com certo apelo emotivo, que mal trabalhado poderia cair em situações piegas. Para evitar essa armadilha, o diretor Benedek Fliegaulf escolhe encenar todas as diferentes histórias da mesma forma: uma câmera que reproduz sempre os mesmos movimentos, indo dos rostos para as mãos dos personagens.

Essa técnica, repetida do início ao fim de “Eu vejo você em todos os lugares”, nos aproxima dos personagens apresentados ao mesmo tempo em que nos coloca em um lugar de conforto por rapidamente percebermos os movimentos repetidos. Parece uma escolha pensada para criar empatia por aquelas pessoas em cena, enquanto não agride o público com o peso das histórias apresentadas a partir da monotonia, o que funciona bem.

Além disso, essa estética também ajuda a criar uma unidade entre as diferentes histórias, algumas mais interessantes que outras. Com o benefício de ser aquela que inaugura a obra, a primeira parece ser a melhor. É onde tanto roteiro quanto direção estão mais afiados. Uma garota (Juli Jakab) inicia um discurso sobre o dia em que sua mãe precisou fazer uma viagem de carro e acabou sofrendo um acidente fatal. Ela se dirige a um homem (Lázló Cziffer) que, mais tarde, descobrimos ser seu pai. 

Simplicidade eficiente

As atuações nos entregam sempre o ponto certo entre o desespero e a ironia, na disputa de um tenta lançar ao outro a culpa pela tragédia. Outra estratégia interessante do roteiro é iniciar cada história com uma breve cena de como ela terminará, dando uma espécie de spoiler descontextualizado ao espectador.

A maior dificuldade de “Eu vejo você em todos os lugares” é manter o nível entre suas diferentes tramas. Nenhuma delas chega a ser ruim, mas algumas parecem mais forçadas que outras, apresentando choques mais gratuitos ou até mesmo finais maçantes.

Ainda assim, “Eu vejo você em todos os lugares” traz um resultado satisfatório ao longo de sua duração, apostando na simplicidade de sua direção e roteiro, compondo um caleidoscópio de histórias que. por mais extravagantes que possam parecer, sempre mantém o interesse do espectador.

‘Viagem ao Topo da Terra’: animação correta impressiona pelo visual e singeleza

Por que seres humanos perigosamente arriscam a vida escalando grandes montanhas? E vale a pena fazer isso, se ninguém vai registrar ou lembrar? Estas perguntas estão no cerne de Viagem ao Topo da Terra, animação francesa disponível na Netflix dirigida por Patrick...

‘Casa Gucci’: um filme de Lady Gaga e só

Se a palavra Gucci ao ser dita soa como algo doce, mas, carrega uma maldição simultaneamente como diz Patrizia Reggiani, dois momentos podem ser considerados simbólicos desta definição: o primeiro está na transformação do olhar de Patrizia ao ouvir o sobrenome vindo...

‘Encanto’: agradável ainda que nada marcante animação Disney

Apropriada para o público infantil e com fácil apelo emocional, a temática sobre família constantemente é explorada nas animações da Disney e ‘Encanto’ não foge disso. Dirigido pelo trio Jared Bush (‘Moana’), Byron Howard (‘Zootopia’) e Charise Castro Smith, o filme...

‘Ataque dos Cães’: a masculinidade tóxica dissecada e descontruída

“Ataque dos cães” trata sobre masculinidade e poder em uma obra que flutua pela sensibilidade dos detalhes. Benedict Cumberbatch (“Doutor Estranho”) interpreta Phil Burbank, um típico vaqueiro dos filmes de faroeste, tratando sua frieza e brutalidade como prêmios. Ele...

‘King Richard: Criando Campeãs’: a filosofia de Will Smith com todos seus vícios e virtudes

Há alguns anos, o astro Will Smith explicou o motivo de ter recusado o papel de protagonista no sucesso Django Livre (2012), de Quentin Tarantino. A estrela afirmou que “o único jeito de fazê-lo seria se fosse uma história de amor, não de vingança”. Bem,...

‘Earwig’: fábula dark de incapaz de envolver o público

A vida de uma menina peculiar, um homem atormentado e uma garçonete em apuros se entrelaçam em "Earwig", novo filme da francesa Lucile Hadžihalilović (“Inocência”, “Évolution”). O longa, que teve estreia em Toronto e premiada passagem em San Sebastián, foi exibido no...

‘Ferida’: Halle Berry tenta, mas, não sai de fórmulas batidas

Ferida, estrelado e dirigido pela atriz Halle Berry – marcando sua estreia como diretora – é um filme igual à sua protagonista: sincero, mas errático; intenso, mas também disperso. A produção da Netflix busca contar um drama humano dentro do universo do MMA e, com...

‘Deserto Particular’: a solidão como companheira

A solidão que a gente carrega e que nos carrega também. “Deserto Particular” é um filme sobre espaços e tempo. Logo na abertura, Daniel (Antônio Saboia) corre de noite em meio a uma rua vazia, enquanto ouvimos uma narração do protagonista direcionada a alguém que ele...

‘Tick, Tick… Boom!’: Lin-Manuel Miranda dribla resistências ao musical em grande filme

Seja no cinema ou no teatro, não conhecer ‘Rent – Os Boêmios’ e muito menos ter se emocionado ao som de ‘Seasons of Love’ é algo extremamente difícil para quem gosta de musicais. A partir dessa prerrogativa, ‘Tick Tick... Boom!’ trata-se de uma grande homenagem a esse...

‘Um Herói’: o melhor filme de Asghar Farhadi desde ‘O Passado’

Um conto-da-carochinha com desdobramentos épicos é a força-motriz de "Um Herói", novo drama de Asghar Farhadi. O longa foi exibido no Festival de Londres deste ano após estreia em Cannes, onde levou o Grand Prix - o segundo prêmio mais prestigiado do evento. Escolhido...