O Festival de Cannes começa no próximo dia 14 de maio com cobertura in loco do Cine Set.

Ao longo do maior evento de cinema do mundo, teremos Camila Henriques aqui no canal do YouTube, redes sociais atualizando sobre o festival.

Então, chegou a hora de trazer a primeira parte de quais serão as produções concorrentes ao prêmio principal: a cobiçada Palma de Ouro. 

CANDIDATOS FRANCESES

22 filmes estão na briga pela Palma de Ouro, o prêmio máximo do Festival de Cannes. As obras vêm de diversas partes do planeta. O cinema francês, claro, tem presença mais do que garantida para tentar repetir o feito do que ocorreu com “Anatomia de uma Queda”. 

“Emilia Pérez” promete ser uma das atrações de Cannes 2024. Afinal, a Selena Gomez é uma das protagonistas desta comédia policial musical. A história mostra um líder do tráfico de drogas que decide passar por uma transformação de gênero para escapar da polícia. Zoe Saldana também está no elenco do filme dirigido pelo Jacques Audiard, ganhador da Palma de Ouro com “Dheepan”. 

Diretor conhecido por “Os Infiéis”, o Gilles Lellouche apresenta “Beating Hearts”. A história se passa ao longo de duas décadas ao mostrar a relação de uma garota de classe média e um rapaz da classe trabalhadora. O amor deles se complica quando ele é condenado a 12 anos de prisão. A maravilhosa Adéle Exarchopoulos é uma das protagonistas.

Cannes sempre reserva para a seleção oficial um filme de diretor estreante. Nesta temporada, a Agathe Riedinger lança “Wild Diamond”. A produção mostra uma garota de 19 anos vivendo no sul da França com a mãe e a irmã. O sonho dela é a fama e, para tanto, realiza um teste em um famoso reality-show. Chega como azarão, mas, quem sabe não apronta? 

Pela terceira vez na corrida pela Palma de Ouro, o Christophe Honoré chega com “Marcello Mio”, uma homenagem a Marcello Mastroianni. A proposta do filme é bem curiosa ao trazer a filha do ator, Chiara, vivendo um verão como ele, ou seja, se vestindo, falando e respirando como o lendário astro italiano. Não duvido que possa sair premiada em atuação. 

Ganhador do Oscar por “O Artista”, o Michel Hazanavicius tenta se reencontrar após uma série de filmes bem mais ou menos. Em “A Mercadoria Mais Preciosa”, o diretor se arrisca na animação na adaptação do livro de Jean-Claude Grumberg. Acompanhamos um casal vivendo isolado na floresta em tempos de guerra. Certo dia, eles encontram um bebê perdido e começam a cuidar dele. Isso mudará completamente o rumo da vida dos dois. 

SORRENTINO, GOMES, LANTHIMOS

Vamos continuar na Europa, agora, indo para a Itália. 

“Parthenope” é o novo filme de Paolo Sorrentino. Esta é a sétima vez que o diretor de “A Grande Beleza” concorre à Palma de Ouro. Desta vez, o cineasta italiano traz a história de uma mulher que leva o nome da cidade onde vive. Seria ela um mito ou uma sereia? A Stefania Sandrelli é a protagonista de um elenco que ainda conta com o Gary Oldman. 

Falando de velhos conhecidos do festival, o russo Kirill Serebrennikov traz “Limonov; The Ballad of Eddie”. A produção narra a história do poeta soviético radical que se tornou um vagabundo em Nova York, uma sensação na França e um anti-herói político na Rússia. O Ben Whishaw é o protagonista de uma produção que eu não boto muito fé de que irá vencer algo em Cannes. 

Queridinho da cinefilia e estreando na corrida pela Palma de Ouro, o português Miguel Gomes lança “Grand Tour”. Aqui, um funcionário público foge do dia do casamento e resolve viajar, onde substitui o pânico pela melancolia. A noiva, entretanto, não desiste do matrimônio e o segue pela Ásia para levá-lo ao altar. 

“The Girl with the Needle” também é o primeiro filme do diretor sueco Magnus von Horn na maior corrida de Cannes. A trama se passa em 1919 na Dinamarca quando uma garota engravida, mas, não deseja ficar com a criança. Ela, então, procura uma agência responsável por adoções e acaba criando uma grande amizade com o diretor do local. Porém, a jovem vai descobrir segredos bem complicados. 

O tradicional cinema romeno chega com “Three Kilometres to the End of the World”, longa de estreia do diretor Emanuel Parvu. A produção se passa em uma região bastante conservadora onde um rapaz gay passa por um processo de autodescoberta sobre a própria sexualidade e tendo que lidar com a reação da família e da sociedade como um todo. 

Por fim, o badalado candidato britânico. 

“Tipos de Gentileza” marca o retorno do Yorgos Lanthimos ao festival após ter saído premiado com Melhor Roteiro por “O Sacrifício do Cervo Sagrado”. A produção da Searchlight Pictures chega com o grego em alta após o sucesso de “Pobres Criaturas” e ainda com Emma Stone recém-premiada no Oscar. São três histórias em uma trama no formato de antologia. Com Jesse Plemons e Willem Dafoe no elenco, promete ser um dos filmes mais visados de Cannes 2024.