Antes de sua abertura oficial, no dia 2 de setembro, o Festival de Veneza vai realizar duas sessões dedicadas ao cineasta americano Orson Welles, marcando as comemorações pelo seu centenário de nascimento. No evento, serão exibidas duas das obras de Welles cujas tramas se passam na cidade italiana: o longa Otelo (1951); e O Mercador de Veneza (1969), filme de 30 minutos feito para a TV e dado como perdido por muito tempo. As sessões vão acontecer no dia 1° de setembro na Sala Darsena, no Palazzo del Cinema.

A apresentação vai contar com performance ao vivo da Orchestra Classica di Alessandria, que participou da trilha sonora original de O Mercador de Veneza. A execução será do compositor Angelo Francesco Lavagnino, que trabalhou na maioria dos filmes shakespearianos de Welles. A composição, escrita originalmente para o filme inacabado, nunca foi apresentada em público.

Os dois filmes exibidos foram restaurados. O Mercador de Veneza foi reconstruído pela Filmmuseum Muenchen and Cinemazero, a partir de um original encontrado. A versão original em língua italiana de Otelo foi restaurada pelo CSC – Cineteca Nazionale em Roma. Uma versão reduzida do longa foi apresentada em Cannes em 1952, vencendo o Grande Prêmio do Júri.

O Festival de Veneza acontece de 2 a 12 de setembro.

• VEJA TAMBÉM: O que vem por aí nos festivais de cinema: Nova York, Veneza, Toronto e Telluride