A Netflix perdeu a batalha contra os cinemas tradicionais e ficará de fora da disputa por prêmios do Festival de Cannes 2018. No ano passado, a presença de “Okja” e “The Meyerowitz” foi cercada de muita polêmica com rejeição clara do presidente do júri, Pedro Almodóvar. Agora, o chefão do evento francês, Thierry Frémaux, confirmou a ausência dos longas da empresa de streaming da edição deste ano. As informações são do site Vulture.

“O pessoal da Netflix adora o tapete vermelho e gostaria de vê-los trazer os filmes deles. Mas, eles entendem que a intransigência do próprio modelo deles é, agora, algo que nos opomos”, declarou Frémaux. O modelo seria a preferência de não lançar os longas nos cinemas, optando sempre pela estreia no streaming. O presidente do Festival de Cannes ainda admitiu que esperava uma mudança da política da empresa com a entrada de “Okja” e “The Meyerowitz” em Cannes no ano passado, mas, alegou decepção por não ter ocorrido.

Recentemente, Steven Spielberg também criticou a presença dos filmes da Netflix nos prêmios de cinema. Segundo o cineasta de clássicos como “E.T” e “A Lista de Schindler”, estas produções deveriam disputar o Emmy e não o Oscar.