O Cine & Vídeo Tarumã realiza, nesta semana, um homenagem ao ex-presidente de Cuba, Fidel Castro. Serão exibidos três filmes do país exibidos gratuitamente até a próxima sexta-feira. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Dirigido por Ernesto Daranas, “Numa Escola de Havana” abre a programação nesta segunda-feira (5). O filme traz a história de Chala (Armando Valdes Freire), um garoto de onze anos, vive com sua mãe viciada em drogas, Sonia (Yuliet Cruz). Para sustentar a casa, ele treina cães de briga, indiretamente ajudado por um homem que pode ser ou não seu pai biológico. As dificuldades de sua vida refletem na escola, onde é aluno de Carmela (Alina Rodriguez), por quem ele tem um grande respeito. Mas quando ela fica doente e tem que se afastar, Chala não se adapta à nova professora, que sugere que ele seja transferido para um internato. Quando Carmela retorna, não aceita essa medida e outras imposições que aconteceram durante sua ausência. Enquanto a relação entre professora e aluno se intensifica, os dois passam a ser perseguidos na escola, levando a um conflito que reflete o complexo sistema contemporâneo de Cuba.

Produção ficcional/documental de 1968, “Memórias do Subdesenvolvimento” será o filme de quarta-feira (7). Com direção de Tomas Gutierrez Alea, o filme se passa após a Revolução Cubana traz a história de Sergio (Sergio Corrieri). Quando os os pais, os amigos e a esposa abandonam a ilha e partem para Miami, nos Estados Unidos, ele passeia pelas ruas, acompanha as mudanças e conhece a jovem Elena (Daisy Granados).

Por fim, na sexta-feira (9), o cineclube exibe “Suíte Havana”, de Fernando Pérez. O documentário, de 2003, mostra um dia qualquer na vida de dez habitantes da cidade de Havana. No decurso de um dia e uma noite, suas vidas são mostradas e cada um deles representa a curiosa diversidade de grupos sociais que se movem na Havana de hoje.