“A Forma da Água” deu um grande passo para a conquista do Oscar 2018: o longa dirigido por Guillermo Del Toro foi eleito o Melhor Filme do ano no PGA Awards, o prêmio do Sindicato dos Produtores dos EUA. O evento é considerado um dos principais termômetros da temporada de premiações. As informações são do site Deadline.

O PGA surgiu em 1989 e o vencedor do prêmio máximo coincidiu com o ganhador de Melhor Filme do Oscar em 19 vezes. Nos últimos dois anos, porém, houve diferenças: os produtores elegeram “A Grande Aposta” e “La La Land”, enquanto a Academia de Hollywood ficou com “Spotlight – Segredos Revelados” e “Moonlight – Sob a Luz do Luar”.

Com estreia prevista para o dia 1 de fevereiro, “A Forma da Água” se passa nos anos 1960 em meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos da Guerra Fria, a muda Elisa (Sally Hawkins), zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local. Para executar um arriscado e apaixonado resgate ela recorre ao melhor amigo Giles (Richard Jenkins) e à colega de turno Zelda (Octavia Spencer).

A premiação ainda consagrou “Viva – A Vida é uma Festa” como a Melhor Animação, “Jane” ganhou em Melhor Documentário, “The Handmaid´s Tale” se sagrou a Melhor Série de Drama e “The Marvelous Mrs. Maisel” foi a eleita entre as séries cômicas.