O Chile conquistou a primeira estatueta do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro neste ano com vitória de “Uma Mulher Fantástica”. Agora, o país sul-americano busca o bicampeonato com “Y de Pronto el Amanecer”. A produção marca o retorno do diretor Silvio Caiozzi aos cinemas após um hiato de 13 anos. As informações são do site The Hollywood Reporter.

Vencedor do Grande Prêmio das Américas do Festival de Cinema de Montreal, “Y de Pronto el Amanecer” acompanha a história de Pancho Veloso (Julio Jung), autor de artigos sobre espetáculos da capital chilena. Quando volta para a cidadezinha em que nasceu, no extremo sul, ele decide que vai produzir contos mais comerciais sobre a área. Porém, cercado de seus velhos amigos, Pancho se vê obrigado a enfrentar o seu passado e deixar as máscaras para trás, passando por uma transformação para, pela primeira vez na vida, se sentir um artista de verdade.

A escolha foi feita pelo Ministério da Cultura chileno que também elegeu “Los Perros”, de Marcela Said, como o representante do país no Goya 2018. Além de “Uma Mulher Fantástica”, “No”, de Sebastian Lelio, também foi indicado ao Oscar. O país também venceu a estatueta de Melhor Animação em Curta-Metragem com o diretor Gabriel Osorio Vargas pelo filme “Bear Story” em 2016.