De 12 a 20 de junho, o 13º Olhar de CInema – Festival Internacional de Curitiba reunirá curtas e longas-metragens de todo o mundo nas salas de cinema de Curitiba, com sessões no Cine Passeio, no Cinemark Mueller e na Ópera de Arame.

O evento, que é um dos principais festivais dedicados à sétima arte no Brasil, é composto por 10 mostras, cada uma propondo um olhar diferente sobre as produções selecionadas e a forma de consumir o cinema.

Na Mostra Olhar Retrospectivo, um grande nome do cinema mundial é destacado, por meio de uma retrospectiva de suas obras e uma reflexão profunda sobre sua trajetória. Na edição 2024, o espaço será dedicado ao diretor Hou Hsiao-hsien,  um dos mais influentes cineastas dos últimos 40 anos e que, devido ao Alzheimer, anunciou em 2023 a interrupção, em vida, de sua impressionante trajetória cinematográfica.

“Queremos celebrar em vida a trajetória artística de um dos grandes mestres do cinema contemporâneo, promovendo a descoberta ou reencontro pelo público de suas obras na tela grande, com toda a opulência visual e sonora que o cinema de Hou Hsiao-hsien merece”, comenta Antônio Gonçalves Jr, diretor do Olhar de Cinema.

Oito dos 18 longas do cineasta foram selecionados, apresentando três fases de sua carreira: o estabelecimento de sua visão de mundo e do cinema nos anos de 1980; a consolidação de seu estilo e o reconhecimento mundial nos anos 1990; e suas obras de “maturidade”, do século XXI. 

As produções que compõem a Mostra Olhar Retrospectivo são: “A Assassina”, “Café Lumiere”, “Millenium Mambo”, “Adeus ao Sul”, “O Mestre das Marionetes”, “Cidade das Tristezas”, “Poeira ao Vento” e “Tempo de Viver e Tempo de Morrer”.