2023 nem começou direito e o Cine Set já conta com uma ótima notícia: Ivanildo Pereira e Caio Pimenta são os mais novos representantes do maior portal de cinema da Região Norte do Brasil na Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). O anúncio da entidade aconteceu na terça-feira (10) com os nomes dos dois já inclusos na lista de membros no site oficial da Abraccine.

Desta forma, o Cine Set já conta com seis membros na Abraccine: Susy Freitas foi a primeira representante em 2017. Representando o Pará, Lorenna Montenegro entrou em 2020. Depois, em 2021, Camila Henriques e Pâmela Eurídice entraram para a associação. Agora, em 2023, chega a vez de Ivanildo Pereira e Caio Pimenta. 

Formado em jornalismo, Ivanildo Pereira escreve sobre cinema desde 2010 quando participou do curso Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, do crítico Pablo Villaça (também integrante da Abraccine). Ao longo deste tempo, escreveu para os sites Cine Splendor, Cinema Detalhado, Arte com Pipoca e Pipoca Moderna, além de passagem pela Revista Moviement (2017). Iniciou no Cine Set em 2011, onde realiza críticas, artigos, reportagens, entrevistas e podcasts até hoje.

Neste período, Ivanildo Pereira também realizou atividades educativas em Manaus: pelo Cine Set, ministrou cursos de roteiro, análise fílmica e a turma ‘Elementos do Olhar’ com um conteúdo abrangente com duração de seis meses. Também foi professor do antigo curso tecnólogo de audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas.

Ingressar na Abraccine representa em primeiro lugar uma felicidade e um sentimento de orgulho por fazer parte dessa associação dedicada à arte do cinema, algo tão necessário no Brasil de hoje. Além disso, é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por mim e pelo Cine Set. Em termos pessoais, é um passo grande em uma caminhada que já está fazendo 10 anos, e uma recompensa muito aguardada.

Estou muito feliz de ser mais um membro da equipe do Cine Set filiado: é também prova do trabalho desenvolvido por pessoas da região Norte que refletem sobre o cinema e buscam transmitir algumas dessas reflexões para o público, além de educar, como já fizemos aqui em várias iniciativas ao longo da história do site e continuaremos fazendo

Ivanildo Pereira

Crítico de Cinema no Cine Set e integrante na Abraccine

Já Caio Pimenta é jornalista formado pela Universidade Federal do Amazonas com pós-gradução pela Faculdade Cásper Líbero e, atualmente, concluindo a pós em Gestão e Produção Cultural pela Universidade do Estado do Amazonas. Ainda na graduação, em 2007, realizou o Set Ufam, programa de cinema exibido na TV Ufam. A atração teve 47 edições até 2010 e envolveu mais de 40 estudantes de Jornalismo e Relações Públicas.

O Set Ufam migrou para a internet com um blog ainda em 2010 e, após passagem de dois anos pelo Portal D24AM, inaugurou um site próprio em 15 de setembro de 2014 com o nome de Cine Set. O portal se tornou o principal de cinema da Região Norte do Brasil com as críticas dos principais lançamentos do cinema mundial e um espaço dedicado para o audiovisual amazonense. Caio também foi um dos organizadores da Mostra do Cinema Amazonense e debatedor e produtor do Festival Olhar do Norte, além de coordenar as atividades do Cine Set.

Mais do que a minha entrada especificamente na Abraccine, o importante é conseguir dar ainda mais visibilidade para a crítica de cinema na Região Norte do Brasil e, claro, no Amazonas. As distâncias geográficas podem até impedir a participação constante em cabines e festivais como gostaríamos, mas, não significa que não seja possível ser relevante e ter um trabalho de grande qualidade.

Pode ser utópico, mas, espero que as marcas alcançadas pelo Cine Set ao longo destes oito anos sirvam também para inspirar novos projetos de jornalismo cultural no Amazonas. Apesar da potência da nossa cultura e manifestações artísticas, páginas, sites, canais no YouTube para falar de boi-bumbá, teatro e música local, por exemplo, seguem escassos. Compreendo as dificuldades que envolvem a manutenção de projetos do tipo – tempo, dinheiro, estrutura, reconhecimento – mas, acredito que, de algum modo, o Cine Set mostra caminhos para quem deseja enveredar na área.

Caio Pimenta

Editor-chefe do Cine Set e novo integrante da Abraccine