A II Mostra do Cinema Venezuelano começa a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de agosto. As sessões gratuitas serão realizadas no Teatro Gebes Medeiros, antigo Ideal Clube, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus. A exibição dos filmes acontece sempre a partir das 18h30.

O primeiro filme a ser exibido, no dia 17, é “Um Olhar Para o Mar”, de 2011. Dirigido por Andrea Rios, o filme conta a história de Rufino, um viúvo de 71 anos e decide voltar à cidade onde sua esposa nasceu. Ali, se reencontra com um velho amigo, que adotou uma menina chamada Ana-E, com quem Rufino terá que conviver. A solidão dos dois os confronta, iniciando traçados para um novo caminho de superação do abandono.

No dia 18, é a vez de “A Classe”, de 2007, dirigido por José Antonio Varela. Recomendado para maiores de 16 anos, o filme mostra o drama da jovem violinista Tita. Integrar uma orquestra sinfônica é a sua maior satisfação de vida, mas sua permanência nela coloca a sua vida e a de sua família em perigo. Diante da oportunidade de fugir para um novo mundo, diferente de tudo o que já viu, o destino de um país a leva a uma encruzilhada definitiva.

No dia 19, “Dramas de Poder”, dirigido por Roman Chalbaud, é o último filme a ser exibido no festival, contando a história do revolucionário Fernando Quintero e de seu filho Efraín. Após a queda do ditador Pérez Jiménez na Venezuela, Quintero sobe ao poder e começa a trair seus ideais para se tornar cúmplice da repressão institucional. Efraín, decepcionado com o pai, transforma-se em adversário do governo e do próprio Fernando, desencadeando um triste final.