O Mercado Audiovisual do Norte 2019 (Matapi) segue com uma série de atividades no segundo dia do evento. Tudo irá acontecer no Centro Cultural Palácio da Justiça, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, na área central de Manaus.

Confira abaixo os principais destaques do evento nesta sexta-feira:

GAMES NA ÁREA

Maior mercado na América Latina, 13º do mundo inteiro, movimentação financeira do setor estimada em R$ 5,6 bilhões somente em 2018, crescimento do espaço nos principais veículos de comunicação, campeonatos capazes de lotar arenas esportivas.

Este é um pequeno panorama do cenário dos games no Brasil. A alta vista no setor despertou o interesse da Agência Nacional do Cinema (Ancine) em inseri-lo no setor do audiovisual do país.

Para falar sobre a experiência de atuar no Amazonas, a Petit Fabrik, através do CEO Olímpio Neto, irá apresentar o seu trabalho no Matapi 2019. A empresa produz games para PC e mobile. O painel começa a partir das 10h.

REPRESENTATIVIDADE EM FOCO

Apesar do processo crescente de regionalização do audiovisual nacional, os debates sobre as políticas públicas para o setor precisam ser acompanhadas atentamente por representantes de regiões periféricas ou de classes sociais historicamente relegadas a segundo plano. Tudo para evitar retrocessos e que conquistas não sejam perdidas, mantendo local de fala para estes artistas.

Para tanto, o CONNE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste) representa as produtoras e artistas destas três regiões do Brasil, enquanto o APIN (Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro) busca “promover e divulgar o acesso aos bens culturais por meio das ferramentas audiovisuais, em todos os elos da cadeia produtiva – concepção, produção, distribuição e exibição”.

Diretora paraense responsável por “Para Ter Onde Ir“, Jorane Castro participa do painel falando sobre a atuação do CONNE e Larissa Fulana de Tal representa a APIN no debate ‘O mercado audiovisual e o lugar das associações e entidades nacionais: produtores como agentes protagônicos da política pública’, a partir das 11h20.

NEGÓCIOS DE AUDIOVISUAL

Parceiro do Matapi desde a primeira edição, o Sebrae oferece, ao longo de todo dia, consultorias para as produtoras e artistas locais. Isso inclui desde informações contábeis, fiscais até iniciativas de empreendedorismo.

Abrindo o período da tarde, o representante do Sebrae Amazonas, Daniel Azevedo, promove o painel ‘Gestão de empresas criativas: planos de negócios para produtoras audiovisuais’. A atividade inicia a partir das 14h.

FORMAÇÃO DE PLATEIA

A mesa ‘Distribuição de impacto: o desafio da construção de audiências e da potência do cinema como ferramenta de transformação social’ será a penúltima atração da sexta-feira.

Com início previsto para 15h20, a atividade irá contar com a presença de Rossana Giesteira. Ela apresentará a experiência da Giros Filmes, produtora independente com mais de 20 anos de atividade, trazendo no catálogo obras como as séries “Baile de Máscaras” e “De Mala e Cuia”. Já Luis González Zaffaroni representa a DocMontevideo/DocSP. A mediação fica por conta de Rodrigo Antonio, da organização do Matapi.

A HORA DAS DISTRIBUIDORAS

Fechando o dia, a partir das 17h20, o Matapi traz a mesa ‘A visão das distribuidoras na formação e ampliação de públicos’. Responsável pelo sucesso de “Ferrugem”, a Olhar Distribuição será representada por Paula Gomes.

Também participa do debate Ibirá Machado, da distribuidora Descoloniza Filmes. A empresa realizou obras como “Los Silencios“, “Cartas Para Além do Muro” e “Como Fotografei os Yanomamis”. Carol Misorelli, da Taturana Mobilização, será a mediadora.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEGUNDO DIA:

9h às 18h – Clínicas Jurídicas com Thaís Sales e Diego Medeiros, na sala Rio Tapajós;

9h às 12h30 – Consultorias de empreendedorismo em plano de negócios e financeiro, no estande Sebrae;

9h às 18h – Rodada de Negócios, na sala Rio Tapajós;

9h às 18h – Consultoria de projetos de ficção e documentários com potencial de acesso ao mercado internacional com Sandino Saravia, Rachel Daisy Ellis e Luis González Zaffaroni (DocMontevideo/DocSP), na sala Rio Madeira;

10h às 11h – Painel ‘O mercado de games na região Norte: case Petit Fabrik’ com Olímpio Neto (Petit Fabrik), na sala Rio Negro;

11h20 às 12h30 – Mesa ‘O mercado audiovisual e o lugar das associações e entidades nacionais: produtores como agentes protagônicos da política pública’ com Jorane Castro (CONNE) e Larissa Fulana de Tal (Apan), na sala Rio Negro. A mediação será feita por Vânia Lima (Bravi);

14h às 15h – Painel ‘Gestão de empresas criativas: planos de negócios para produtoras audiovisuais’ com Daniel Azevedo (Sebrae-AM), na sala Rio Negro;

15h20 às 17h – Mesa ‘Distribuição de impacto: o desafio da construção de audiências e da potência do cinema como ferramenta de transformação social’ com Rossana Giesteira (Giros Filmes) e Luis González Zaffaroni, na sala Rio Negro. A mesa, realizada em parceria com a Videocamp, terá mediação de Rodrigo Antonio (Matapi);

17h20 às 19h – Mesa ‘A visão das distribuidoras na formação e ampliação de públicos’ com Paula Gomes (Olhar Distribuição) e Ibirá Machado (Descoloniza Filmes) e mediação de Carol Misorelli (Taturana Mobilização), na sala Rio Negro.