Chegou a hora de se despedir da edição 2019 do Mercado Audiovisual do Norte – Matapi. Painéis, masterclass, mesas de debate e a tão aguardada apresentação dos pitchings das produtoras locais serão as atrações do dia.

Confira abaixo os principais destaques deste sábado (30) no Matapi. As atividades gratuitas acontecem no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus.

MASTERCLASS SOBRE DOCUMENTÁRIO

Única masterclass da programação do Matapi 2019, ‘Documentário de impacto: criando redes e potencializando obras audiovisuais desde o desenvolvimento’ abre os trabalhos a partir das 9h30.

Gestora de comunicação da distribuidora Giros Filmes, Rossana Giesteira vai comandar a atividade. Com 22 anos de mercado com atuação nas áreas de mídia, eventos e desenvolvimento de projetos para grandes empresas multinacionais e nacionais dos setores de telecomunicações, mídia e serviços, Rossana atua como consultora de comunicação e desenvolvimento de campanhas de impacto para outros realizadores e distribuidores de filmes.

Ela também faz parte da equipe do Good Pitch Brasil 2020, maior plataforma mundial de networking para distribuição de impacto para documentários.

‘O QUE BUSCAM OS PLAYERS?’

As rodadas de negócios ocorridas no Matapi permitem que produtoras e artistas locais apresentem seus trabalhos para ‘players’ nacionais e internacionais. Canal Brasil, Canal Curta, Descoloniza Filmes, Taturana Mobilização Social e TV Encontro das Águas estão entre os players da edição deste ano.

Para explicar o que procuram os players durante um evento de mercado e o que se espera das produções amazônicas, dois painéis serão realizados na manhã deste sábado. O primeiro com Luciana Pilon, representante do MOV-UOL, produtora e distribuidora de vídeos do portal de notícias. Durante as rodadas de negócio, a empresa procurou projetos mais enquadrados na linha dos documentários, em formatos de séries ou curtas, com temas como atualidades, história, política, esportes, cultura, estilo de vida, saúde, tecnologia.

Em seguida será a vez de Luiz Eduardo Garcia, da GloboNews. A emissora do Grupo Globo focou nas rodadas de negócio com projetos relacionados a assuntos atuais, meio ambiente, política, economia, comportamento, sociedade, biografia, em formato longa-metragem (70/80 minutos) e gênero documentário.

NORTE E NORDESTE NO AUDIOVISUAL

O primeiro painel do período da tarde, previsto para começar às 14h, irá unir Matapi e o NordesteLab, principal evento de mercado do Nordeste do Brasil.

Com mediação de Diego Medeiros, a mesa ‘O impacto das políticas públicas no fortalecimento do audiovisual local: amostragem e análise de dados de Belém, Manaus e Bahia’ irá contar com a presença de Rodrigo Grilo (Matapi) e André Araújo (NordesteLab).

GIRL POWER NO COMANDO

O Matapi 2019 promove um interessante encontro entre as mulheres do audiovisual, previsto para começar a partir das 17h40.

Com a presença de diretoras locais e convidadas do evento, a iniciativa visa dar voz para que as figuras femininas da cadeira produtiva do audiovisual expressem as dificuldades e conquistas enfrentadas no setor.

O Amazonas conta com importantes diretoras de curtas-metragens mulheres, entre elas, Elen Linth (“Maria”), Keila Serruya (“ASSIM”), Izis Negreiros (O Santo Casamenteiro), Flávia Abtibol (“Dom Kimura“), além de nomes importantes por trás das câmeras como a diretora de fotografia Valentina Ricardo e a produtora Hamyle Nobre. Na crítica cinematográfica presente no site do Cine Set, Susy Freitas, Camila Henriques, Ana Sena, Pâmela Eurídice, Natasha Moura e Rebeca Almeida.

PITCHING E FESTIVAL DE GUADALAJARA EM JOGO

O momento mais aguardado do Matapi inicia a partir das 15h50 com as apresentações dos pitchings das produtoras amazonenses. Cinco projetos disputam o prêmio principal do evento: passagem e hospedagens pagas para participar do Talent Coprodution Meeting no Festival de Guadalaraja, no México, em 2020.

“Amazonas, a Ópera”, da Tempera Filmes; “CEU”, da Artrupe Produções Artísticas, “Nas Franjas de Lindú”, da Maya Filmes, “Por que Kamña matou Kiña”, da Rizoma Audiovisual, e O Barco e o Rio”,da Fita Crepe Filmes, concorrem no pitching. Durante sete minutos, um integrante de cada projeto fará a apresentação da proposta, tendo mais 10 minutos para responder perguntas.

Antes das apresentações públicas, nos dois primeiros dias do Matapi, os representantes dos projetos participaram de oficinas preparatórias para os pitchings com Rachel Ellis e Luis Zaffaroni. O anúncio do vencedor será feito na cerimônia de encerramento, a partir das 19h30.

10 Filmes com Matt Damon que valem a pena ser vistos

Com um talento extraordinário, Matt Damon encara de frente vários gêneros de filmes, apesar de ser reconhecido mais pelos de ação. Nosso compilado de produções incluem vários títulos que merecem ser vistos e revistos: O Talentoso Ripley Tom Ripley já foi vivido no...

Cine Bodó 2021 realiza formação audiovisual de jovens na periferia de Manaus

Para além das notícias policiais, para dentro das telas. É assim que o projeto Cine Bodó, propõe formação e produção de cinema dentro  das periferias de Manaus. Em sua 5ª edição, a iniciativa já atingiu mais de 300 jovens e adolescentes, passou por mais de 16...

Curta amazonense de Walter Fernandes vence festival no Rio de Janeiro

O cinema amazonense segue colecionando prêmios em festivais nacionais: agora, foi a vez de "Graves e Agudos em Construção" levar o prêmio de Melhor Curta-Metragem nacional na sétima edição do Festival Brasil de Cinema Internacional, realizado no Rio de Janeiro entre...

Festival POE de Cinema Fantástico fecha parceria com Darkflix em edição inclusiva

Em sua 6ª edição, o Festival POE de Cinema Fantástico se adapta às estruturas online com uma nova maneira de exibição de seus filmes e uma nova categoria para trazer maior diversidade ao evento. Entre os dias 21 e 30 de abril, serão exibidos 68 filmes na programação,...

Debate com Babu e Dira Paes abre o Festival de Cinema das Periferias da Amazônia

De 10 a 30 de abril, o Festival de Cinema das Periferias da Amazônia - Telas em Movimento vai realizar palestras, oficinas, circuito de cineclubes, mostra de filmes e de vídeo mapping trazendo como tema a inclusão digital. A ideia desse ano é trazer à tona a pauta da...

Presidente Figueiredo e Vila de Balbina recebem oficinas de cinema gratuitas

A terra das cachoeiras, Presidente Figueiredo, localizada a 107 quilômetros distante de Manaus, irá abrigar uma rara iniciativa de cinema. O diretor Heraldo Daniel e o produtor audiovisual Hernan Antony irão realizar uma oficina para a Sétima Arte entre os dias 19 de...

Festival Brasileiro de Cinema Cômico exibe filmes de 11 Estados

O Festival Brasileiro de Cinema Cômico é o primeiro na história do país a premiar os melhores curtas-metragens e artistas de humor, gênero ainda pouco reconhecido pelos críticos e mostras. A ideia do evento é valorizar a diversidade e a qualidade da comédia feita no...

Documentário irá retratar a história da cantora Lucinha Cabral

Mergulhar na vida e na obra de Lucinha Cabral é o que busca o longa-metragem “Caboquinha”, documentário biográfico que iniciou processo de filmagem na última semana do mês de março, em Manaus. Projeto foi contemplado pelo Prêmio Feliciano Lana, promovido pelo Governo...

Cine Vídeo Tarumã retorna com lives de importantes do audiovisual do Amazonas

Após um ano com suas atividades paralisadas, o Cine Vídeo Tarumã retorna para a programação cultural da Ufam nesse novo semestre da universidade. A pandemia trouxe dificuldades para muitas pessoas e para a educação trouxe novos desafios e novas formas de ensino. Da...

Representação feminina no audiovisual será tema de curso online de Lorenna Montenegro

Como  as  mulheres  são  representadas  no  cinema  e  TV?  Existe  igualdade  no  mercado audiovisual?  Curso  online  ao  vivo  promovido  pelo  Centro  Cultural  b_arco  em  sua programação online, traz debates sobre a presença de mulheres no audiovisual.  Lorenna ...