O cinema brasileiro estará muito bem representado no Festival de Berlim 2024: Juliana Rojas lança “Cidade; Campo” dentro da Berlinale Encounters, seção concebida para fomentar trabalhos ousados de cineastas independentes e inovadores. O evento na Alemanha será realizado entre os dias 15 a 25 de fevereiro.

“Cidade; Campo” traz duas histórias: na primeira, a trabalhadora rural Joana migra para São Paulo, após o rompimento de uma barragem de dejetos de mineração inundar sua cidade natal. Ela vai ao encontro de sua irmã Tânia, que mora em um bairro periférico junto com seu neto Jaime. Joana busca prosperar na maior cidade da América do Sul, conhecida como a “cidade do trabalho”. Ela adentra o universo dos subempregos por aplicativos, trabalhando como faxineira. 

Na segunda história do filme, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. As duas mulheres buscam uma nova oportunidade de vida no campo. O contato com a casa abandonada revela a Flávia aspectos desconhecidos de seu pai, com quem mantinha uma relação distante. O casal sofre um choque de realidade ao enfrentar a dureza do cotidiano rural. A natureza as obriga a enfrentar frustrações e a lidar com memórias e fantasmas.

Juliana Rojas é diretora de grandes filmes recentes do cinema brasileiro, entre eles, “Trabalhar Cansa”, “Sinfonia da Necrópole” e “As Boas Maneiras”. O elenco de “Cidade; Campo” conta com Fernanda Vianna, Mirella Façanha e Bruna Linzmayer. O filme tem produção da Dezenove Som e Filmes e distribuição da Vitrine Filmes.

com informações de assessoria