A história de apagamento de Maria do Arraial, conhecida pejorativamente como Maria Papuda, se tornou lenda urbana em Belo Horizonte. Agora, ela chega aos cinemas no curta-metragem “O Lado de Fora Fica Aqui Dentro”, dirigido por Larissa Barbosa. A estreia do filme aconteceu no último sábado (20) na Mostra de Tiradentes.

Segundo relatos históricos, Maria do Amaral morava em uma residência que foi desapropriada para a construção da antiga sede do governo de Minas Gerais. A lenda urbana diz que ela amaldiçoou o local, virando uma assombração. No curta, a trama mistura passado e presente propondo a pensar qual o lugar das pessoas negras na sociedade.

Marina, uma jovem que está grávida, experimenta a vida a partir dos metais da cidade periférica e industrial onde cresceu. Aos poucos, com a ajuda de sua irmã Núbia, ela descobre um passado onde os trabalhadores negros que ergueram a capital foram bestializados e excluídos. A narrativa toma um rumo misterioso quando Marina encontra Maria do Arraial, uma senhora que dizem assombrar um dos primeiros edifícios da capital, e algo sobrenatural acontece. Juntas, estas mulheres embarcam numa viagem para recuperar o que lhes foi injustamente retirado, tecendo uma história de retomada e reivindicação.

A diretora é talento da Rede Paradiso tendo sido premiada no Festival de Gramado por seu curta “Cor de Pele” em 2021. “O lado de fora fica aqui dentro” foi produzido pela Moringa Filmes. No elenco temos Ariane Maria, Luana Vitra, Dora Rosa e Andréia Quaresma.

com informações de assessoria