Talvez seja algo de todas as cidades, mas, Manaus se supera quando o assunto é seus conterrâneos conseguirem maior reconhecimento fora da cidade do que nela próprio. Que o diga o cinema local: mesmo acumulando prêmios em festivais ao redor do planeta e com calorosos elogios da crítica, a própria população ainda desconhece as obras feitas pelos talentosos artistas daqui.

Claro que podemos citar inúmeros problemas latentes para isso ocorrer – da ausência de uma cota de tela efetiva para o cinema brasileiro até a falta de políticas públicas em todos os âmbitos para a distribuição dos filmes. Por isso, a importância de festivais como o Olhar do Norte para promover este encontro tão necessário entre quem produz cultura e o seu público-alvo.

Dentre tantos trabalhadores da cultura em destaque no festival está Bea Goés. A manauara hoje morando em São Paulo ministra a oficina gratuita Introdução ao Roteiro Audiovisual de Ficção durante o Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2023. A ação formativa acontecerá no Teatro da Instalação, localizado na R. Frei José dos Inocentes, no Centro de Manaus, entre os dias 22 e 25 de agosto, das 10h às 12h. As inscrições já estão abertas (clique aqui)

Confira agora cinco motivos para você não ser louco de perder esta oportunidade única:

1) NARRATOLOGIA: SUCESSO NO YOUTUBE

Os números por si só são impressionantes: mais de 2.2 milhões de views e 73 mil inscritos em um canal com apenas quatro anos de existência. A força do Narratologia, projeto criado pela Bea Goés para falar sobre roteiro de forma simples e didática, virou um dos mais populares do YouTube no Brasil relacionados a cinema – e ainda tem o Instagram com mais de 35 mil seguidores. O crescimento foi tão grande que ela desenvolveu um curso online pago, hoje, contando com mais de 2000 alunos em todo o país. Os participantes da oficina em Manaus terão o privilégio de ter um gostinho do conteúdo oferecido por ela.

2) FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PESO

Diferente de muita gente no YouTube falando sobre tudo sem estudo de nada, Bea Goés traz no Narratologia uma bagagem fruto de muito conhecimento acumulado no meio acadêmico. Ela iniciou os estudos de Cinema em 2015 em Los Angeles, na New York Film Academy. Formada em Letras na FFLCH-USP, Bea se tornou mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, onde estudou o gênero melodramático e sua operação em serializados para streaming. A formação como roteirista continuou em São Paulo, na Roteiraria, quando fez os cursos Formação de Roteirista Avançada e Oficina de Séries. Na mesma instituição, trabalhou como monitora e, posteriormente, também como professora, iniciando assim os trabalhos como docente. Um currículo acadêmico invejável.

3) DIDÁTICA ABSURDA DE BOA

O grande perigo de entrar no canal do Narratologia é você passar o dia inteiro vendo todos os vídeos. Afinal, Bea consegue passar um volume grande de informações muito necessárias da forma mais compreensível e simples possível, mas, sem ser simplista. Tudo isso ainda acrescentando bases teóricas e históricas, dimensionando o espectador sobre todo o processo do ato de escrever uma história. Desta forma, o conteúdo serve tanto para quem deseja seguir na área, se especializar em roteiro como pesquisador ou crítico de cinema e, claro, para cinéfilos buscando entender mais os filmes. 

4) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Como roteirista, Bea escreveu o roteiro do curta-metragem “Só Olhando”, disponível no Youtube com mais de 300 mil visualizações, e é criadora e roteirista da Websérie Quarentenados, feita durante o isolamento social, que teve mais de 1 milhão de visualizações do piloto em menos de 24 horas. Trabalhou como roteirista nas duas primeiras temporadas da série Santo Maldito, e fez uma colaboração de argumento para um longa-metragem não anunciado da Netflix. Foi jurada do ROTA | Festival de Roteiro Audiovisual em 2020 e em 2022, na categoria de roteiros para curta-metragens. Também foi jurada do Concurso de roteiro Loco de Ouro em 2021. Como se não bastasse tudo isso, a manauara já participou como palestrante e mediadora de dois dos mais influentes festivais de roteiro audiovisual da América Latina: FRAPA e Serie Lab.

5) É GRATUITO!!

Ter todo este conhecimento e o conteúdo impressionante da Bea Goés de graça é um tesouro. Em qualquer outro lugar do mundo, ter uma oficina de quatro dias com uma profissional de tamanha qualidade custaria uma fortuna – e ainda seria pouco com tudo o que se pode aprender. Isso fica ainda mais precioso em uma cidade que somente agora se prepara para a retomada do curso de audiovisual em uma instituição de Ensino Superior. Um presentaço e tanto para quem prestigiar o Olhar do Norte 2023.