Mulheres dirigiram apenas 7% dos 250 maiores filmes de Hollywood no ano passado, enquanto homens se encarregaram de 85% de todos os filmes norte-americanos lançados, de acordo com uma nova pesquisa. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (27) pelo site do jornal britânico “The Guardian”.

O relatório do Centro de Estudo das Mulheres na Televisão e no Cinema da San Diego State University também aponta que as mulheres representam apenas 11% dos roteiristas dos 250 filmes mais rentáveis de 2014 e 23% dos produtores.

O estudo é revelado num momento em que Hollywood está sob pressão intensa para lidar com a questão da discriminação de gênero.

Martha Lauzen, autora da pesquisa, disse à revista “Variety” que os números mudaram pouco desde que ela começou a entrevistar dezenas de mulheres, apesar de estrelas como Jennifer Lawrence, Meryl Streep e Patricia Arquette terem se pronunciado sobre o assunto.

Os números melhoram quando a pesquisa se abre para os 700 filmes de maior bilheteria, com 13% de mulheres na direção, 13% no roteiro e 27% na produção, sugerindo que os filmes independentes são mais amigáveis com o sexo feminino do que os blockbusters. Mas Lauzen diz que isso não deve ser necessariamente considerado como um resultado positivo.

» Feminismo em alta no cinema

do site G1