Às vésperas do decisivo julgamento no Supremo Tribunal Federal, Lula discursou, na noite de segunda-feira (2), no Rio de Janeiro. Entre os diversos temas, o ex-presidente voltou a criticar a série “O Mecanismo”, de José Padilha. Segundo o petista, a Netflix e a Globo fizeram um acordo com o intuito de mentir ao público sobre a Operação Lava-Jato. As informações são do site da revista Exame.

“A TV Globo, embora seja o canal de maior audiência, não tem mais a mesma credibilidade. Agora eles fizeram um acordo com a Netflix, de contar uma mentira que a Globo não teve coragem de contar. Colocaram na minha boca o que o Jucá falou, colocaram o (doleiro Alberto) Youssef no comitê de campanha da (ex-presidente) Dilma (Rousseff), e outros que tais”, declarou Lula.

A principal polêmica causada por “O Mecanismo” foi uma fala atribuída ao personagem relacionado ao ex-presidente Lula de “estancar a sangria” causada pela Operação Lava-Jato. Na vida real, o senador do MDB de Roraima, Romero Jucá, fez a declaração em conversa telefônica interceptada pela Polícia Federal. A produção da Netflix conta com Selton Mello, Caroline Abras e Enrique Dias no elenco.

Foto: Ricardo Stuckert