Depois de emplacar dois filmes na competição oficial do ano passado (“Os Meyerowitz” e “Okja”), a Netflix pode ficar de fora do maior evento cinematográfico europeu em 2018. O serviço de streaming ameaça não levar nenhuma produção para o Festival de Cannes após o diretor do evento, Thierry Fremaux, declarar que os longas do estúdio não vão disputar as mostras competitivas. As informações são do site The Hollywood Reporter.

Caso a notícia seja confirmada, grandes nomes do cinema mundial estarão fora de Cannes. São os casos de Paul Greengrass com “Norway”, Jeremy Saulnier com “Hold the Dark” e até mesmo o mestre Orson Welles. O inacabado projeto do diretor de “Cidadão Kane”, “The Other Side of the Wind”, foi restaurado pela Netflix e será lançado neste ano.

A escolha de Thierry Fremaux pelo banimento de filmes da Netflix do Festival de Cannes nas mostras competitivas está baseado no novo regulamento que proíbe a entrada de filmes nas disputas por prêmios se eles não forem lançados nos cinemas franceses. A medida do serviço de streaming seria, então, um contra-ataque ao evento. A decisão final será anunciada em 12 de abril quando for divulgada a lista para a Palma de Ouro.